Circuito da Ciência do Inpa ensina as crianças como usar a mochila de forma correta
Também aconteceram oficinas de tecnologias e inclusão social, saúde bucal, energias renováveis, compostura, pirogravuras em papel reciclado e jogos ambientais
Por Caroline Rocha (texto e foto) – Ascom Inpa
As crianças e adolescentesque participaram da 3ª Edição do Projeto Circuito da Ciência tiveram uma manhã cheia de experiências científicas, descobertas e aprendizados. Os alunos, que fazem uso diário das mochilas escolares, aprenderam a forma correta de utilizar o acessório sem prejudicar, no futuro, a coluna.
O projeto reuniu mais de 300 estudantes das escolas municipais e estaduais de Manaus nesta sexta-feira (20), no Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).
Conforme explica a estudante de fisioterapia da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Marileide Barroso, as crianças e adolescentes estão entre as pessoas que mais fazem uso das mochilas escolares, por isso, se tornam mais vulneráveis aos problemas de saúde relacionados à coluna.
As doenças como a escoliose (desvio lateral na coluna) e cifose (curvatura da espinha vertebral que promove o arqueamento das costas e faz com que a pessoa fique corcunda) são, segundo Barroso, resultados da má postura ao longo dos anos. “O uso incorreto das mochilas pode ocasionar graves problemas na coluna quando os adolescentes chegarem à fase adulta”, informa.
O projeto “Com Postura” é uma parceira do Inpa com a Fametro, que visa sensibilizar as pessoas a adotar uma postura correta e evitar dores e problemas de coluna.
Uma das dicas que a estudante recomenda para quem faz uso de mochilas é utilizá-la acima do quadril, entre a lombar e o osso sacro.
A outra dica é para ser aplicada em sala de aula. “O aluno deve sentar corretamente, de modo que a coluna fique ereta e apoiada no encosto da cadeira, com os pés firmes no chão”, explica a estudante.
Também aconteceram oficinas de tecnologias e inclusão social, saúde bucal, energias renováveis, pirogravuras em papel reciclado e jogos ambientais. E, ainda, exposições de mamíferos e insetos aquáticos, tartarugas da Amazônia, Condomínio Casa de Abelhas e Casa da Ciência. Um grupo de escoteiros também estará presente.
E contou, também, com uma exposição de produtos reaproveitáveis, insetos aquáticos, Malária e Dengue, leishmaniose.
Em casa
Muitos adolescentes auxiliam e dividem as tarefas domésticas da casa, motivo que leva o projeto “Com Postura” a ensinar para os adolescentes o modo certo de varrer a casa e de levantar pesos.
“Algumas crianças ajudam a mãe em tarefas domésticas, então nós também temos a preocupação de ensinar para elas a varrer corretamente. Para eles, ensinamos a não se abaixar para não forçar a coluna e, caso a criança seja pequena, a instrução é colocar um cano adaptado no cabo de vassoura”, contou.
“Ensinamos também para os estudantes levantar peso do modo certo para não forçar a coluna com o peso do objeto. O certo é agachar e jogar os pesos para as pernas”, disse a estudante.
Saúde Bucal
Há mais de três anos, a estudante de odontologia da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), Andreia Logato, participa do Circuito ensinando as crianças e os adolescentes a cuidar da saúde bucal.
“Nós temos acompanhado nas escolas, um índice baixo de cárie nas crianças, então está aí a importância de transferir conhecimentos das bactérias que causam doenças bucais para os adolescentes dentro de um projeto de disseminação como o Circuito”, destacou Logato.
No estande de Saúde Bucal, os alunos aprenderam como escovar corretamente os dentes, passar o fio dental entre os dentes sempre antes da escovação, a escova e o creme dental ideal. Logato ressalta ainda, a importância de ir ao dentista a cada seis meses como forma de prevenção.
“É um conjunto de cuidados diários que previnem as doenças bucais e torna a boca saudável”, assegurou.
O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa, com patrocínio da Moto Honda da Amazônia e apoio da Coca Cola, Brothers, Governo do Amazonas por meio da Secretária de Estado de Educação (Seduc), Prefeitura de Manaus através da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Centro Universitário do Norte (UniNorte), Manaus Ambiental, Lapsea/Inpa e Sesc Ciência.
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