Inpa levará educação ambiental para a 2 ª edição da Virada Sustentável Manaus
O lançamento do edital para participação de voluntários e apresentação de atividades aconteceu nesta quinta-feira (19) no Anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, Zona Centro-Sul de Manaus
Da redação – Ascom
Foto: Fernanda Farias
Nos dias 9 e 10 de julho, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participará da segunda edição da Virada Sustentável Manaus, levando ao público atividades alusivas ao meio ambiente, como jogos e oficinas interativos sobre práticas de sustentabilidade.
Segundo a coordenadora do Bosque da Ciência, Fernanda Reis, o Bosque da Ciência cumprirá seu papel muito importante como um parque verde urbano na cidade de Manaus, no que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial e sensibilização socioambiental do vasto público que o vista.
“O engajamento do Bosque como uma das sedes da Virada Sustentável agregará várias atividades e iniciativas em prol da cultura da sustentabilidade, intensificará seus objetivos e aumentará as possibilidades de vivencias socioambientais para um maior e mais diverso público”, disse Reis.
Uma das atividades que o Inpa apresentará ao público será o jogo de educação ambiental Ecoethos. De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Genoveva Azevedo, desta vez o jogo de simulação será em duas versões. “A primeira será em formato de jogo educativo e a segunda de oficina. As inscrições serão realizadas pelo site da virada sustentável e será aberto para todas as idades”, informou.
O Bosque da Ciência apresentará nos dois dias do evento uma vasta programação, como: “Oficina de recurso pedagógico em Educação Ambiental”- Lapsea/Inpa; “Projeto Infância Viva” – Bosque/Uninorte; “Oficina de Invertebrados vivos”- Cdam/Inpa. "Visita guiada" com vivencia na amamentação dos filhotes no berçário dos peixes-boi- LMA/Ampa; "Vídeos informativos” sobre mamíferos aquáticos LMA/Ampa; "Tudo o que você sempre quis saber sobre o peixe-boi": tenda com horários fixos para as pessoas tirarem suas dúvidas com os pesquisadores que trabalham com peixe-boi- LMA/Ampa; Sessões do Planetário Itinerante do Bosque- BC/ Sala de Ciências - SESC; Oficina “Insetos Aquáticos”- Lacia/Inpa; Organismos Aquáticos no Controle de Vetores de Doenças Tropicais Laboratório de Malária e Dengue/Inpa.
Virada Sustentável
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade e organiza o maior festival do tema no Brasil. Começou em São Paulo e já realizou outros festivais em Manaus, Valinhos (SP) e Porto Alegre (RS).
O evento envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, dentre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. A concepção da Virada é baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, que são também os princípios que regem os projetos realizados pelo grupo.
Primeira Edição
A primeira edição ocorreu nos dias 25 e 26 de julho de 2015, reunindo mais de oito mil pessoas em diversos espaços públicos da cidade, com o apoio de cerca de 500 voluntários. Foram mais de 150 iniciativas realizadas no sábado e domingo, incluindo oficinas de tiro com arco, mutirão de limpeza no igarapé do Mindu e concertos gratuitos ao público.
A Virada Sustentável Manaus é uma realização da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Virada Sustentável de São Paulo, com produção da Iaí Produções.
Redes Sociais