Circuito da Ciência traz conhecimentos sobre a fauna e a flora amazônica
De acordo com o coordenador do projeto, Jorge Lobato, o Circuito da Ciência é o maior projeto de socialização ambiental entre um instituto e as escolas públicas de Manaus
Por Caroline Rocha – Ascom Inpa
Fotos: Cimone Barros e Caroline Rocha
Aprender mais sobre as plantas e os animais da região amazônica, como mamíferos, insetos e répteis, é uma das oportunidades que cerca de 300 estudantes da rede pública terão nesta sexta-feira (20) no Projeto Circuito da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A 3ª edição deste ano acontecerá, a partir das 9h, no Bosque da Ciência.
O bosque é um fragmento florestal dentro da área urbana da capital amazonense dedicado à educação ambiental e à divulgação científica. Um levantamento feito no bosque por pesquisadores do instituto encontrou mais de 280 espécies diferentes de árvores, como, samaúma, apuí, tanimbuca, mogno, caiaué, seringueira vermelha e andiroba.
De acordo com o coordenador do projeto, Jorge Lobato, o Circuito da Ciência é o maior projeto de socialização ambiental entre um instituto e as escolas públicas de Manaus. A cada edição, o projeto busca encontrar novos meios de sensibilizar e tornar a ciência mais convidativa.
“O circuito muda a visão e o debate das pessoas em relação à ciência. A sociedade ainda vê a ciência como distante e abstrata, e o circuito mostra que a ciência faz parte do nosso cotidiano”, disse Lobato.
Entre as atividades estão oficinas de tecnologias e inclusão social, saúde bucal, energias renováveis, compostura, pirogravuras em papel reciclado e jogos ambientais. Conta, ainda, com exposição de produtos reaproveitáveis, mamíferos e insetos aquáticos, Malária e Dengue, leishmaniose. Outras atrações são o peixe-boi, ariranha, o Condomínio Casa de Abelhas e Casa da Ciência.
As escolas participantes desta edição são a Escola Municipal Olga Figueiredo (Cidade de Deus), Escola Municipal Dom Jacson (Val Paraíso), Escola Estadual Professora Diana Pinheiro (Educandos) e a Escola Estadual Senador Antóvila Mourão (São Lázaro).
Promovido pelo Inpa, o Circuito da Ciência conta com patrocínio da Moto Honda da Amazônia e apoio da Coca Cola, Brothers, Governo do Amazonas por meio da Secretária de Estado de Educação (Seduc), Prefeitura de Manaus por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Centro Universitário do Norte (UniNorte), Manaus Ambiental, Lapsea/Inpa e Sesc Ciência.
O Bosque da Ciência é o espaço de visitação pública do Inpa, com entrada pela rua Otávio Cabral, S/nº, Petrópolis. Está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30 (entrada), e aos sábados, domingos e feriados funciona das 9h às 16h, sem intervalo. A entrada custa R$ 5 e é gratuita para crianças até 10 anos, pessoas acima de 60 anos e grupos agendados com antecedência. Mais informações: (92) 3643-3312/ 3192.
Redes Sociais