Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Oficina de projetos socioambientais ganha formato de imersão em Unidade de Conservação
Início do conteúdo da página
Notícias

Oficina de projetos socioambientais ganha formato de imersão em Unidade de Conservação

  • Publicado: Quinta, 12 de Maio de 2016, 14h48
  • Última atualização em Quinta, 12 de Maio de 2016, 15h31

Inpa, Instituto Soka-Cepeam e Amazônia Socioambiental realizarão a oficina na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Instituto Soka-Cepeam, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, Manaus

 

Da Redação da Ascom Inpa

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com inscrições abertas para a 3ª Oficina de construção de projetos socioambientais com tecnologias sociais e da comunicação. A novidade desta edição é que os participantes farão uma imersão nos dias 10, 11 e 12 de junho, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), um tipo de Unidade de Conservação, do Instituto Soka do Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam). 

A oficina oferece 40 vagas e é uma realização da Coordenação de Tecnologia Social (Cots/Inpa) em parceria com o Instituto Soka-Cepeam e a empresa Amazônia Socioambiental. O objetivo é capacitar membros de ONGs, órgãos públicos, estudantes, professores, analistas ambientais e pessoas que trabalham com projetos socioambientais para o desenvolvimento das comunidades com aproveitamento dos recursos naturais. 

Conforme a coordenadora da Cots, a psicóloga Denise Gutierrez, a atividade faz parte do Termo de Cooperação Técnica firmado entre os dois institutos para desenvolver e popularizar o conhecimento e a educação ambiental no Amazonas. O Termo foi assinado no dia 7 de outubro de 2015.

A ideia é que nestes dias de atividades o grupo formule e finalize propositura de sete projetos que poderão ter a possibilidade de serem implementados pelo Cepeam”, contou Gutierrez.

 

madeirasconfeccaoFotoLucietePedrosa

 

Segundo a coordenadora, durante as atividades, que serão teóricos e práticas, os participantes realizarão atividades de campo com coletas de informações, avaliação do ambiente com observação dos recursos que possam servir de subsídios para a construção dos projetos.

A Cots e o Instituto Soka-Cepeam receberão suporte da Amazônia Socioambiental, empresa de base tecnológica incubada pela Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Ceti), do PMI AM (Project Management Institute – Amazonas) com competência no gerenciamento de projetos, além da FabriQ Aceleradora, uma experiente empresa na promoção de ambientes colaborativos e comunidades empreendedoras.

Durante a oficina, serão abordados conceitos de Tecnologias Sociais, exemplos relacionados ao portfólio do Inpa, as metodologias participativas usadas para identificar oportunidades e atores e os principais processos de desenvolvimento de projetos com ênfase na comunicação da gestão.

Para Gutierrez, o Inpa é um ator fundamental nesse processo, porque a iniciativa desde a primeira edição da oficina partiu do Instituto. “É uma conjugação de esforços com a Amazônia Socioambiental, no sentido de ajudá-los a desenvolver competência e desenvolver experiências bem sucedidas na modalidade de negócio que a empresa desenvolve”, diz a coordenadora da Cots. “Além disso, existem pesquisas científicas que são desenvolvidas, inclusive por alunos de pós-graduação, naquela Unidade de Conservação da Soka-Cepeam”, destaca.

A RPPN do Instituto Soka-Cepeam é uma categoria de Unidade de Conservação criada pela vontade do proprietário rural sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume o compromisso com a conservação da natureza.  Está localizada na Avenida Desembargador Anizio Jobim, 980, bairro Colônia Antonio Aleixo, zona Leste de Manaus.

Um dos serviços inclusos na oficina é o transporte dos participantes que será realizado de ônibus, saindo do prédio da Incubadora do Inpa, no Campus I do Instituto, entrada pela rua Otávio Cabral, s/nº – Petrópolis, às 15h30 do dia 10 de junho. O retorno acontecerá no dia 12 de junho com saída do Cepeam, às 10h45, chegando ao Inpa às 11h30.

Por se tratar de uma oficina de imersão, cada participante precisará levar seus utensílios de alimentação e de hospedagem. As inscrições custam R$ 300 para estudantes e R$ 350 para profissionais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página