Tecnologias desenvolvidas por pesquisadores do Inpa expostas na FCE Cosmetique 2016
O Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Ocidental (Amoci/MCTI) apresentará projetos com tecnologias inovadoras para a área de cosméticos, como os produtos feitos com frutos e óleos de plantas da Amazônia, entre eles sabonetes e emulsão evanescente à base de pupunha e buriti
Da Redação – Ascom Inpa*
De terça a quinta-feira desta semana (10 a 12), o Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Ocidental (Amoci/MCTI), sediado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), apresentará projetos com tecnologias inovadoras para a área de cosméticos durante a FCE Cosmetique, principal plataforma de negócios do setor de cosmético na América Latina, que será realizada em São Paulo.
Os visitantes poderão conhecer na feira técnicas inovadoras, econômicas e de apelo ecológico para testes de produtos, alternativas para análise do comportamento físico e químico, além de cosméticos feitos com frutos e óleos de plantas da Amazônia.
Segundo a Coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação (CETI/Inpa), Noélia Falcão, a FCE Cosmetique será uma oportunidade ímpar para que os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiras possam apresentar o resultado das pesquisas desenvolvidas nesses centros, para que essas tecnologias cheguem ao conhecimento de empresas, empreendedores, investidores e possam de fato gerar inovação.
“O Inpa participará tanto da FCE Cosmetique quanto da FCE InnovationArea. Na FCE Cosmetique, serão apresentados quatro produtos à base de óleos de palmeiras amazônicas (patentes concedidas) e um produto destinado à higiene bucal. Na FCE InnovationArea, a pesquisadora Helyde Marinho fará uma apresentação sobre os quatro produtos à base de óleos da pupunha e do buriti”, contou Falcão.
As quatro biotecnologias produzidas pela equipe da pesquisadora Helyde Marinho que já têm registro de patente são o sabonete sólido, a emulsão evanescente e o sabonete líquido, todos à base de óleo de pupunha e buriti, e o creme antioxidante à base de óleo de pupunha. Os pedidos de patentes dos produtos tiveram aceitação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) em junho de 2015.
Outros três produtos desenvolvidos com óleos essenciais de plantas amazônicas, como os produtos de profilaxia bucal, produtos de uso profissional em consultório odontológico e de uso pessoal e domésticos também estarão expostos. As biotecnologias foram criadas pela equipe do pesquisador do Inpa Luiz Antonio de Oliveira.
As tecnologias que estarão expostas no estande do NIT Mantiqueira e em palestras durante a feira são resultados de pesquisas desenvolvidas pelas instituições associadas ao Arranjo NIT Mantiqueira e aos Arranjos da Amazônia Ocidental (Amoci) e Amazônia Oriental (Rede Namor). Os Arranjos de NITs são grupos ligados a Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (Scup) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A participação dos Arranjos de NIT’s do MCTI na feira é resultado da parceria entre o NIT Mantiqueira com a NürnbergMesse, empresa organizadora da FCE Cosmetique, que também está oferecendo um espaço para que sejam apresentadas palestras sobre inovação da área cosmética desenvolvida pelas Unidades de Pesquisa federais.
FCE InnovationArea
Nesta edição da feira, FCE Cosmetique está lançando o FCE Innovation Area, um espaço para aproximar diferentes núcleos de inovação existentes no Brasil com as indústrias e profissionais do setor. O NIT Mantiqueira é parceiro deste espaço na feira e, por isso, está oferecendo palestras de pesquisadores das instituições associadas aos arranjos de NIT’s brasileiros. Os pesquisadores apresentarão detalhadamente as tecnologias inovadoras desenvolvidas e as principais soluções para a área cosmética.
A pesquisadora do Inpa Helyde Albuquerque Marinho apresentará na quinta-feira (12) produtos cosméticos à base de óleos das polpas de pupunha e buriti. Esses produtos orgânicos possuem propriedades capazes de auxiliar na regeneração dos lipídeos da camada córnea, reestruturando a camada lipídica protetora, deixando a pele mais hidratada e com aspecto saudável. As técnicas utilizadas nas preparações dos biocosméticos mostraram-se promissoras e ecologicamente corretas.
*Com informações do NIT Mantiqueira
Redes Sociais