Inpa adere a programa nacional de reciclagem para ajudar escola de educação infantil
O Lapsea disponibilizará 15 pontos de coleta nos três campi do Inpa para arrecadação de esponjas, escovas de dente e creme dental, além das embalagens desses produtos
Da Redação - Ascom Inpa
Aquelas esponjas usadas, escovas de dentes e tubos de creme dental que não têm mais utilidade agora podem ganhar novo destino. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), aderiu à campanha para arrecadação desses materiais que serão reciclados e transformados em novos produtos. Como resultado da ação, uma escola de educação infantil receberá uma ajuda financeira.
A campanha faz parte do Programa Nacional da Scotch-Brite que se juntou à TerraCycle para criar um programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico e de escovas de dentes e suas respectivas embalagens. No Inpa, as atividades têm início nesta terça-feira (02) com a distribuição de panfletos em duas portarias do campus I (bairro Aleixo) da Instituição.
Com o tema “Recicle: ajude uma escola”, o Lapsea disponibilizará 15 pontos de coleta nos três campi do Inpa para receber esponjas, escovas de dentes, tubos de creme dental e as embalagens desses produtos. Para cada unidade de resíduo enviada, o Instituto receberá dois pontos que equivalem a R$ 0,02. O valor arrecadado será revestido em doações para uma escola no bairro Coroado a ser escolhida pelo Inpa.
De acordo com a coordenadora do Lapsea, a pesquisadora do Inpa e doutora em Antropologia Social, Maria Inês Gasparetto Higuchi, a campanha será permanente e envolverá as coordenações, os laboratórios e voluntários, que serão os “brigadistas” na divulgação, estimulação e manutenção do evento.
“Quanto mais material enviarmos às instituições promotoras maior será o crédito dado a uma escola de educação infantil”, diz a coordenadora do Lapsea.
De acordo com Higuchi, o Lapsea fornecerá as instruções quanto ao preparo do material a ser descartado e manterá contato com os setores para saber quem será o voluntário responsável para compor a equipe institucional.
“Por enquanto, guardem suas escovas de dente, o tubo de creme dental seco, as esponjas de cozinha usadas e as suas embalagens para que, quando estivermos com os coletores, os servidores possam dar um destino mais adequado a esses produtos”, solicita Higuchi. “É rápido, não custa nada e você ainda ajuda a reduzir os resíduos no aterro sanitário, além de ajudar financeiramente uma escola”, acrescenta a pesquisadora.
A campanha também conta com a parceria da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa) e apoio da Coordenação de Administração (Coad) e de Apoio Técnico e Logístico (CATL).
Mais informações podem ser obtidas no Lapsea pelos telefones (92) 3643-3290 /3643-3376.
Redes Sociais