Oficina “Português Sustentável” do Inpa ensina gramática de forma fácil e rápida
Com associações, estudantes aprendem sem precisar decorar as normas do português
Por Caroline Rocha (texto e foto) – Ascom Inpa
“A chave é saber o português. Depois que eu descobri isso, passei em todos os concursos públicos em que me inscrevi”, contou a analista de C&T do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a professora Fernanda Morais, que foi aprovada em 13 de 20 concursos que prestou. Morais segue até esta quarta-feira com a 3ª Oficina de Português Sustentável, que reúne mais de 100 participantes, entre crianças e jovens.
O tema “Transitividade Verbal” é ensinado por Morais com clareza e dinamismo por meio de uma técnica denominada de “Cena Fotográfica” que faz parte da cartilha “Oração na Palma da Mão”. A técnica leva o estudante a compreender os verbos transitivos, que é a ligação estabelecida entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos de uma oração.
A oficina teve início na tarde desta segunda-feira (18), no Auditório da Ciência, das 14h às 17h. Serão dez horas de atividade durante os três dias. Segundo Morais, a oficina é uma tecnologia social na área da educação.
Morais ensina o português por meio de frases simples. “O problema de entender gramática é que, nas escolas, são passadas frases grandes e complexas que dificultam o entendimento do aluno. Até que você consiga compreender a oração, já perdeu toda a explicação da gramática”, disse.
Na aula foi explicado o que é objeto direto e indireto, predicativo do sujeito e do objeto. E ainda os verbos transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto-indireto e verbos de ligação, que fazem parte das classificações verbais de uma oração.
A nova forma de ensino ajuda os estudantes a fazer associações e aprender, sem precisar decorar, as normas do português.
Venda
As técnicas estão disponíveis em uma publicação independente lançada pela professora. O livro “Português Sustentável: uma tecnologia para inclusão social” é uma minigramática que reúne os ensinamentos das técnicas, além de exercícios para fixação da aprendizagem. Os interessados podem adquirir a cartilha na Editora Inpa por R$20 ou pelo site da editora.
Redes Sociais