Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Botânico do Inpa recebe Medalha de Ouro da CMM por pesquisas relevantes na área de fitoterapia
Início do conteúdo da página
Notícias

Botânico do Inpa recebe Medalha de Ouro da CMM por pesquisas relevantes na área de fitoterapia

  • Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 11h52
  • Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2016, 11h52

 

“Hoje o conhecimento sobre as plantas medicinais ainda é muito pouco divulgado e conhecido, mas o potencial terapêutico que a Amazônia oferece é fabuloso” comentou o homenageado, o pesquisador do Inpa Juan Revilla

Texto e foto: Fernanda Farias/ Ascom Inpa

Nesta quinta-feira (7), o pesquisador da Coordenação de Biodiversidade, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Juan Revilla, recebeu a Medalha de Ouro da Cidade de Manaus, na Câmara Municipal de Manaus, propositura do Vereador Mario Frota, representado na sessão solene de entrega pelo Vereador Ewerton Wanderley.

“Agradeço imensamente a oportunidade de esta aqui hoje, principalmente pelo o que essa medalha representa para mim, que é o desejo de poder ganhar junto a população um local que possa oferecer sem custo, ou com baixo custo, tratamentos alternativos com plantas medicinais e fitoterapia para os aqueles que precisam”, declarou.

Durante seu discurso, o pesquisador contou um pouco sobre as motivações que teve durante sua vida profissional para desenvolver técnicas com tratamento fitoterápico. “Uma das coisas que mais me fortaleceu, foi quando percebi que as pessoas procuravam no instituto, alternativas para curar alguma doença. E isso me motivou bastante a continuar neste ramo da pesquisa”, comentou emocionado.

Revilla explanou ainda sobre a eficácia que o tratamento fitoterápico pode conseguir. “Aproximadamente 70% das doenças podem ser tratadas com plantas medicinais e com tratamento fitoterápico. A eficácia do tratamento é mais de 90%”, disse o pesquisador que é doutor em Botânica Econômica.

O botânico explica que as plantas precisam de um tempo maior para fazer o efeito esperado, e uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para que o efeito do tratamento seja eficaz. “A maioria das doenças que se tem hoje em dia é de origem metabólica e o tratamento com fitoterápico pode regenerar os órgãos, como estômago, fígado e também a circulação sanguínea, isto sempre aliando com uma boa alimentação”, explicou.

O autor da propositura o Vereador Mario Frota, representado pelo Vereador Ewerton Wanderley na sessão solene de entrega, parabenizou o pesquisador. “Agradecemos todo o trabalho e dedicação do dr. Juan e sua equipe na área de fitoterapia que com certeza contribui para o avanço das pesquisas nesta área”, comentou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página