Inpa faz homenagem a 300 aposentados do Instituto na II Semana de Qualidade de Vida
“Esta é uma justa homenagem, porque estes aposentados fazem parte da história do Inpa”, diz o diretor Luiz Renato de França
Por Luciete Pedrosa (texto e foto) – Ascom Inpa
Cerca de 300 ex-servidores, que dedicaram anos de suas vidas em prol do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), foram homenageados na manhã desta quinta-feira (7), no Auditório da Ciência. A programação faz parte da II Semana de Qualidade de Vida do Instituto, que teve início na última segunda-feira (4) e encerra-se nesta sexta-feira (8) com uma EcoCaminhada de 2,5 quilômetros pelas alamedas do Bosque da Ciência.
Os homenageados receberam das mãos do diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, um certificado de agradecimento pelos anos de dedicação ao Inpa, criado em 1952 e implementado dois anos depois.
Para o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, esta homenagem é um momento simbólico e uma gratidão para aqueles que contribuíram e dedicaramdécadas de suas vidas e de seus conhecimentos em prol do Instituto. “É também uma justa homenagem, porque estes aposentados fazem parte da história do Inpa”, destaca.
O aposentado do setor de Botânica e um dos fundadores do Inpa, o pesquisador William Antonio Rodrigues, 87, estava emocionado com a homenagem. “Para mim é muito comovente, porque eu não esperava que um dia eu fosse convidado para receber essa homenagem onde estão reunidos inúmeros colegas da velha guarda do Inpa”, disse o pesquisador.
Rodrigues ingressou no Inpa em 1952 e dedicou 39 anos de sua vida ao Instituto. Ele foi o responsável pelo primeiro levantamento florístico para o futuro projeto de construção da sede do Instituto, no Aleixo. “Eu não vou esquecer esse momento tão importante na minha vida”, disse o pesquisador que se aposentou em 1991.
Outra homenageada foi a pesquisadora aposentada do Inpa, Yolanda Rebelo da Rocha, que trabalhou durante 20 anos no Inpa no Laboratório de Nutrição. “Foi uma boa ideia do Instituto fazer esta homenagem aos aposentados e estou muito feliz por reencontrar antigos colegas que também já se aposentaram”, disse.
Para a coordenadora do COGP, Carolina Maia, esta foi uma forma de agradecer a contribuição que os ex-servidores deram para o Inpa ser o que é hoje. “O Inpa quis demonstrar que só conseguimos construir um futuro brilhante se tivermos um passado sólido”, diz.
A cerimônia de homenagem aos aposentados contou com a apresentação do grupo de percussão Curumim na Lata do Centro Municipal de Arte-Educação Aníbal Beça que animou a plateia.
Logo após a cerimônia, o técnico Afonso Rabelo fez uma palestra sobre as potencialidades econômicas, nutritivas, gastronômicas e medicinais dos frutos nativos da Amazônia.
À tarde, a programação da II Semana de Qualidade de Vida do Inpa prossegue com uma palestra do psicólogo Joel Cabral de Abreu, que falará sobre os aspectos psicológicos da aposentadoria. A palestra está programada para as 15h, no Auditório da Ciência.
O encerramento da Semana acontece nesta sexta-feira (8), a partir das 7h30, na Cantina do Inpa, de onde sai a EcoCaminhada, com um percurso de 2,5 quilômetros pelas trilhas do Bosque da Ciência.
A II Semana de Qualidade de Vida do Inpa é uma realização da COGP e contou com apoio da Caixa Econômica Federal, Iogurtes Toya, Buffet Bordon, Fipecq, Sonho de Bolo, Casa de Bolos Bola Bolo, Bolo da Vovó Tereza, Jota's Cake, Academia EcoTraining, Poupas de Frutas Nova Vida. Também contou com a colaboração da Coordenação de Apoio Técnico e Logístico (Catl), Coordenação de Tecnologia e Informação (Ctin), Editora Inpa e Restaurante do Inpa.
Redes Sociais