Inpa realiza bate-papo com servidores para orientar sobre as novas regras de aposentadoria
“Nosso papel no RH é orientar os servidores na preparação para a aposentaria e mostrar a melhor regra para se aposentar”, diz o técnico José Geraldo Martins dos Santos
Por Luciete Pedrosa (texto e foto) – Ascom Inpa
Como parte da programação da II Semana de Qualidade de Vida do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o técnico em Ciência e Tecnologia, José Geraldo Martins dos Santos, realizou, na manhã desta quarta-feira (6), no Auditório da Ciência, um bate-papo com os servidores do Instituto para orientar sobre as regras de aposentadoria.
“Nosso papel no RH é orientar os servidores na preparação para a aposentaria e mostrar a melhor regra para se aposentar”, diz Santos.
A II Semana é uma organização da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGP/Inpa) e tem como tema “Melhor idade para empreender”. O objetivo principal é implantar o programa de preparação para a aposentadoria, além de orientar e propor estratégias para iniciar e manter um negócio próprio.
De acordo com o técnico da COGP, dos 696 servidores na ativa, hoje, no Inpa, 230 já estão aptos a se aposentar. O técnico explica que estes servidores ao se aposentarem terão direito ao vencimento básico acrescido do anuênio (para os que ainda recebem), e mais a Gratificação de Atividade de Ciência e Tecnologia (GDACT), além da Gratificação de Qualificação (para os servidores de nível médio) ou a Retribuição por Titulação (para os de nível superior).
Já os servidores que entraram depois de 4 de fevereiro de 2013 terão direito à regra do artigo 40 da Constituição Federal, que limita os proventos ao teto do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), que atualmente é no valor de R$ 5.189,82.
Segundo o técnico, a diferença na aposentadoria entre os servidores que estão há mais tempo no serviço público e os que entraram em 2013 são os proventos a receber. Os antigos recebem a última remuneração com paridade (mesmo reajuste) com o servidor da ativa. O servidor novo não tem paridade com o servidor da ativa e está limitado ao teto do Regime Geral.
“Caso o novo servidor queira receber além desse teto de R$5.189,82 terá que aderir ao Plano de Benefícios Exec-Prev, administrado pela Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe)”, explica Santos.
Programação
A II Semana de Qualidade de Vida do Inpa prossegue nesta quinta-feira, às 9h, no Auditório da Ciência, com uma homenagem a 50 servidores aposentados. Logo após, às 10h, acontece a palestra sobre “Frutos nativos da Amazônia: potencialidades econômicas, nutritivas, gastronômicas e medicinais” com o técnico Afonso Rabelo. A programação continua à tarde, a partir das 15h, com a palestra “É tempo de parar? aspectos psicológicos da aposentadoria” com o psicólogo Joel Cabral de Abreu.
Encerrando a programação acontece nesta sexta-feira (8) a EcoCaminhada que terá um percurso de 2,5 quilômetros. Durante a caminhada, estão previstas algumas atividades, como alongamentos e aeróbicas com os educadores físicos Italo Figueiredo e Myrna Myamoto. A concentração está prevista para as 7h30 na Cantina do Inpa. A saída será às 8h passando pelo prédio do Laboratório de Mamíferos Aquáticos, no Bosque da Ciência e descendo a ladeira de 800 metros, percorrerá a Casa de Vegetação, o Lago Poraquê, a Casa da Ciência, Ilha da Tanimbuca até retornar para a Cantina.
Redes Sociais