Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa homenageia comandante do CMA general Theophilo Gaspar
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa homenageia comandante do CMA general Theophilo Gaspar

  • Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2016, 18h12
  • Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2016, 18h21

De acordo com o diretor do Inpa, a homenagem ao general Theophilo é mais uma gratidão por ter colocado o Instituto numa posição elevada junto ao Exército

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizou nesta segunda-feira (4) uma homenagem ao general Theophilo Gaspar, idealizador do Pró-Amazônia, projeto do Exército que dá apoio aos pesquisadores para realizarem pesquisas nas mais remotas regiões da Amazônia. Theophilo deixa o Comando Militar da Amazônia (CMA) para assumir o cargo de comandante logístico do Exército Brasileiro, em Brasília.

Para o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, que fez a entrega de uma placa de agradecimento ao general, a parceria entre o CMA e o Inpa foi um avanço dentro das propostas do Instituto de estudar a Amazônia. “Porque abre um cenário totalmente novo ao utilizar a logística do Exército e os Pelotões de Fronteira fornecendo transporte, alimentação e segurança”, disse.

Segundo o General Theophilo, essa foi a maior homenagem que já teve na sua vida. “Foi uma homenagem que me emocionou muito, porque nunca tinha tido contato com o meio científico, tecnológico e de pesquisa, um meio que estuda e desenvolve este país”, disse. “Aliar a tecnologia à defesa é importante para proteger o nosso território e para proteger o conhecimento”, acrescenta.

Conforme Theophilo, o Pro-Amazônia continua e já está inserido nos projetos estratégicos do Exército com recursos próprios para apoiar a Ciência e Tecnologia.   “Com a ligação dos pesquisadores com o CMA vamos crescer muito e conhecer mais o nosso território, e conhecendo temos mais condições de proteger”, ressalta.

HomenagemTheophilo22FotoLuceitePedrosa

De acordo com o diretor do Inpa, a homenagem ao general Theophilo é mais uma gratidão por ter colocado o Instituto numa posição elevada junto ao Exército. “Essa interação entre os militares e os pesquisadores foi só o início. Esperamos que essa parceria com o CMA possa continuar”, ressalta.

O pesquisador do Inpa Jansen Zuanon, um dos participantes da expedição para a Serra da Mocidade, em Roraima, falou em nome da equipe da expedição e agradeceu ao general pelo apoio do Exército aos pesquisadores até àquela região. A expedição foi realizada no âmbito do projeto Pró-Amazônia e revelou uma estimativa de mais de 50 novas espécies.

“É muito gratificante ver o Pró-Amazônia implementado e propiciar aos pesquisadores condições de trabalho em áreas remotas”, disse o pesquisador. “Espero que a expedição à Serra da Mocidade seja a primeira de uma série de outras expedições”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página