Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa participa de Fórum que discute nova matriz econômica do Estado do Amazonas
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa participa de Fórum que discute nova matriz econômica do Estado do Amazonas

  • Publicado: Quarta, 02 de Março de 2016, 10h03
  • Última atualização em Quarta, 02 de Março de 2016, 16h14

O evento, que começou no dia 29 de fevereiro e vai até o dia 3 de março, é uma realização do Governo do Amazonas

Texto e foto: Fernanda Farias (Ascom Inpa) 

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o pesquisador Luiz Renato de França, participou nesta terça-feira (1), da mesa-redonda que debateu a "Pesquisa e tecnologia aplicada como eixo integrador de desenvolvimento sustentável", no Fórum Matriz Econômica Ambiental do Amazonas.

Além do diretor do Inpa, compuseram a Mesa o Vice-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Mario Bessa; o Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplanct), Estevão Monteiro de Paula; o Vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Hedinaldo Lima; e o Chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Brum Rossi.

Para o pesquisador Luiz Renato de França, é preciso realizar mais pesquisas direcionadas ao bem-estar da sociedade. “É preciso investir cada vez mais nas pesquisas relacionadas ao clima. O Inpa é protagonista no assunto, participa e executa alguns dos projetos em cooperação com outras instituições, como o Go Amazon, LBA, e o projeto ATTO”, comentou.

A iniciativa do Fórum é do Governador do Amazonas, José Melo, que definiu o evento como um marco político fundamental para o Estado. "O eixo principal é construir uma nova matriz de desenvolvimento sustentável para o Amazonas. E para isso quero realizar isto juntamente com as ONGs e entidades ligadas ao meio ambiente", enfatizou. 

Durante todo o dia dirigentes das instituições discorreram sobre soluções para a formulação da nova matriz. Uma das palestras foi sobre "O setor primário na matriz econômica ambiental do Amazonas", proferida pelo Secretário de Estado de Produção Rural, Sidney Leite.

Após o evento as autoridades dos órgãos participarão de reuniões para a construção de estratégias da matriz econômica ambiental, no dia 3 de março. O fórum foi criado a partir dos encontros do governador e da equipe do Amazonas com personalidades brasileiras e estrangeiras na 21º Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 21), que aconteceu em dezembro de 2015, em Paris (França).

registrado em:
Fim do conteúdo da página