Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Pesquisa do Inpa está com inscrições abertas para a 1ª Feira Científica do PCE
Início do conteúdo da página
Notícias

Grupo de Pesquisa do Inpa está com inscrições abertas para a 1ª Feira Científica do PCE

  • Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 16h42
  • Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 16h42

Grupo de Pesquisa em Alfabetização Científica e Agroecologia da Amazônia – (GPAAA) realizará feira que visa o incentivo à pesquisa nas escolas Municipais e Estaduais do Amazonas

 

Da Redação do PCE (texto e foto)

 

O Grupo de Pesquisa em Alfabetização Científica e Agroecologia da Amazônia (GPAAA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará até o dia 29 de fevereiro as inscrições para a 1ª Feira científica do Programa Ciência na Escola (PCE). O intuito é promover a socialização de conhecimentos científicos, por meio do incentivo à pesquisa e divulgação dos resultados de estudos desenvolvidos por estudantes da capital e do interior.

Os alunos são do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1º ou 2º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), participantes do PCE, contemplados pelo Edital 020/2014 e 021/2014, lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A Feira acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, no Bosque da Ciência do Inpa.

Para participar, os professores coordenadores de projeto devem estar lotados nos municípios de execução do mesmo, e o projeto deverá ser composto por Coordenador e Cientista Junior, ambos contemplados pelo edital N. 20 e 21 PCE/2014, desenvolvidos no ano 2015 e obedecendo uma das seguintes opções: a) 1 Professor Coordenador e no mínimo 2 Cientistas Junior; b)1 Professor Coordenador e no máximo 5 Cientistas Junior.

De acordo com a Coordenadora Científica da feira, Maria de Fátima Vieira Nowak, o evento oportuniza o reconhecimento dos projetos desenvolvidos no âmbito do programa. “Essa é uma feira que visa principalmente fomentar e desenvolver a capacidade do cientista júnior em expor o trabalho que foi brilhantemente desenvolvido no ano de 2015”, disse.

 

FeiraPCEArqPCE

 

O Cientista Junior deve estar devidamente matriculado na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e na Secretaria Municipal de Educação. Os projetos devem estar enquadrados em uma das quatro categorias: Linguagens (Língua portuguesa, Língua materna para populações indígenas, Língua Estrangeira moderna, Arte, Educação Física); Ciências da Natureza (Ciências da Natureza, Física, Química) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Religião).

Conforme informou a coordenadora pedagógica do evento, Lívia Lima, os interessados podem efetivar as inscrições online. “Queremos convidar todos os coordenadores e cientistas júnior que desenvolveram projetos no último ano para participar de nossa primeira feira científica”, explicou.

Para efetivar a inscrição e participar do evento basta acessar o site feira.pceamazonas.com.br e ler o regulamento. No site os participantes também poderão ter acesso a outras informações sobre a feira.

Premiação

A premiação será concedida para os vencedores de cada categoria. Os projetos vencedores receberão como prêmio: bolsas de estudo, exclusivamente para os alunos integrantes da equipe na modalidade de Iniciação Científica Junior (R$ 100 reais/mês) concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante 12 meses.

Seleção

A 1ª Feira Científica do PCE será constituída por 80 projetos, sendo 32 projetos de Manaus e 48 projetos dos municípios do Amazonas. As vagas dos municípios serão distribuídas equitativamente entre os grupos especificados na tabela do regulamento. No ato da inscrição, o coordenador deve descrever todas as informações solicitadas e anexar o Diário de Bordo do projeto disponível.

A classificação dos projetos será meritocrática, em que serão considerados tanto a coerência técnico científica, como outros itens relevantes, a critério da comissão de avaliação (artigos submetidos aos Anais Programa Ciência na Escola 2016, diário de bordo, participações em eventos regionais, dentre outros).

registrado em:
Fim do conteúdo da página