Laboratório Temático de Solos e Plantas do Inpa recebe certificação de qualidade da Esalq (USP)
A certificação atesta a competência técnica da equipe, a precisão e exatidão das determinações analíticas. As análises de tecido vegetal realizadas pelo LTSP do Inpa alcançaram grau de excelência com 93,1% de acerto, obtendo conceito A
Por Luciete Pedrosa (texto e foto) – Ascom Inpa
O Laboratório Temático de Solos e Plantas (LTSP) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) conquistou a certificação de qualidade para as análises químicas de tecido vegetal. A certificação foi concedida pelo Programa Interlaboratorial de Análises de Tecido Vegetal (PIATV), coordenado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP).
A certificação atesta a competência técnica da equipe, a precisão e exatidão das determinações analíticas. As análises de tecido vegetal (as diferentes partes das plantas, como galhos e folhas)realizadas pelo LTSP do Inpa alcançaram grau de excelência com 93,1% de acerto, obtendo conceito A, conferindo-lhe o direito ao uso do selo de qualidade durante o ano de 2016.
“Esta conquista é de suma importância, pois confere ao LSTP um diferencial e proporciona maior credibilidade e confiança aos que utilizam o Laboratório no desenvolvimento de seus projetos de pesquisas”, diz a responsável técnica do LTSP, a mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais Laura Cristina Oliveira.
De acordo com a responsável técnica, o Laboratório Temático de Solos e Plantas, que é vinculado à Coordenação de Pesquisas e Acompanhamento das Atividades Finalísticas (CPAF), tem por finalidade dispor aos pesquisadores do Inpa, bolsistas, estudantes dos programas de pós-graduação do Instituto e técnicos contratados por projetos, os serviços de análises físicas e químicas de micronutrientes (ferro, zinco, manganês e cobre) e de macronutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, sódio) de solos e plantas com a utilização de metodologias previamente estabelecidas.
Atualmente, o LTSP participa dos principais programas nacionais de controle da qualidade, como o Programa Interlaboratorial de Análises de Tecido Vegetal (PIATV) da Esalq/USP e do Programa de Análises de Qualidade dos Laboratórios de Fertilidade, coordenado pela Embrapa Solos, sendo periodicamente avaliado em função da exatidão e precisão dos resultados das amostras processadas.
O LTSP é um laboratório temático onde os usuários podem realizar seus estudos, mas não faz análises como prestação de serviços encomendados. Para atender a demanda, o LTSP está equipado com espectrômetro de absorção atômica, espectrofotômetro UV/VIS, analisador CHN, entre outros equipamentos.
De acordo com o Programa Interlaboratorial de Análises de Tecido Vegetal, a prática da análise de tecido vegetal tem aumentado em importância na avaliação do estado nutricional das plantas, pois permite um diagnóstico adequado e é uma ferramenta fundamental para uma orientação precisa quanto às práticas de manejo para altas produtividades.
O Programa avalia e corrige a qualidade analítica de 143 laboratórios distribuídos no Brasil. O programa tem, entre outros objetivos, controlar a qualidade do trabalho dos laboratórios, através da comparação de seus resultados com os demais participantes, além de contribuir para o aperfeiçoamento dos analistas.
Redes Sociais