Evento internacional no Inpa reúne especialistas de hidrologia, climatologia, dendrocronologia e análises de isótopos na Bacia Amazônica
A oficina tem como objetivo apresentar o atual conhecimento sobre as variações do ciclo hidrológico na bacia amazônica e identificar novas demandas para a pesquisa
Da Redação da Ascom Inpa
Foto: Fernanda Farias/ Ascom Inpa
Uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do grupo de pesquisa Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas (Maua), e a Universidade de Leeds, no Reino Unido, reunirá, de 25 a 29 de janeiro, em Manaus, pesquisadores nacionais e internacionais, que atuam em hidrologia, climatologia, dendrocronologia e análises de isótopos estáveis na Amazônia.
Trata-se da oficina internacional "Tree rings, isotopes and recent climate change in the Amazon basin" (na tradução livre, “Anéis de crescimento, isótopos e recentes mudanças climáticas na bacia Amazônica”), que acontecerá no Auditório da Ciência, situado no Bosque da Ciência do Inpa.
A oficina tem como objetivo apresentar o atual conhecimento sobre as variações do ciclo hidrológico na bacia amazônica e detectar estas variações em séries temporais de anéis de crescimento e isótopos estáveis de árvores com potencial de reconstruir o regime hidrológico do passado para identificar novas demandas para futuras pesquisas.
Na manhã dos dias 25, 26, 28 e 29 de janeiro serão realizados seminários nas linhas de pesquisas abertos ao público e os interessados não precisam fazer inscrição. As palestras serão todas em inglês. Veja aqui a programação.
Além do pesquisador do Inpa, Jochen Schongart, também serão palestrantes os pesquisadores Roel J. W. Brienen, Manuel Gloor, Bruno B. L. Cintra (Universidade de Leeds); Francisco Cruz, Gregório C.T. Ceccantini, Giuliano M. Locoselli (Universidade de São Paulo); Arnoud Boom (Universidade de Leicester, no Reino Unido).
Também foram convidados como palestrantes os pesquisadores Jhan Carlo Espinoza (Instituto Geofísico del Perú); Claudio S. Lisi (Universidade Federal de Sergipe), Jonathan Barichivich (Laboratoire des Sciences du Climat et de l'Environnement, da França) e David W. Stahle (Universidade de Arkansas, EUA).
De acordo com o pesquisador do Inpa, Jochen Schongart, um dos organizadores do evento, juntamente com o pesquisador da Universidade de Leeds, Roel J. W. Brienen, a oficina contará com a participação de alunos de diversos programas de pós-graduação do Instituto e de outras instituições de pesquisas do Brasil e da América do Sul, que serão treinados nas linhas de pesquisas indicadas em oficinas temáticas.
O evento recebe o apoio do Fundo Newton, gerenciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com o Natural Environment Research Council (Nerc), do Reino Unido.
Redes Sociais