Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa realiza palestra sobre estudos de polimorfismo genético em parasitas do gênero Leishmania

• Publicado: Sexta, 15 de Janeiro de 2016, 15h10
  • Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2016, 15h12

A palestra é uma colaboração entre a pesquisadora Raquel Pacheco, da Fiocruz, e o grupo do Laboratório de Leishmaniose e Doença de Chagas do Inpa

Da Redação da Ascom Inpa

Nesta segunda-feira (18), o Laboratório de Leishmaniose e Chagas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará uma palestra sobre polimorfismo genético em parasitas do gênero Leishmania. O assunto será abordado pela pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz), Raquel Pacheco. O evento acontecerá, às 9h, no Auditório da Biblioteca do Inpa (Campus I). Os interessados em participar da palestra ainda podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail: iccleish@gmail.com

Com o título “Minicírculo de kDNA: um marcador molecular para avaliar o polimorfismo genético e o impacto da imunossupressão sobre a estrutura genética da Leishmania (Viannia) braziliensis em pacientes com leishmaniose cutânea e mucosa”, a palestra é uma colaboração entre a pesquisadora e o grupo do Laboratório de Leishmaniose e Doença de Chagas do Inpa, assim como, de um ciclo de palestras do Laboratório.

“O tema ser focado pela pesquisadora da Fiocruz trará novas ideias e uma importante contribuição aos estudos envolvendo o polimorfismo genético desses parasitos”, disse a coordenadora de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS), a pesquisadora Antonia Maria Ramos Franco, também responsável pelo Laboratório de Leishmaniose e Chagas do Inpa.

Sobre a palestrante

A pesquisadora Raquel Pacheco é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense, doutora em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz. É colaboradora e membro da equipe de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Clínica e Vigilância em Leishmanioses do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz.

Atualmente é professora (modalidade Professor Externo) do Curso Master em Doenças Parasitárias da Faculdade de Farmácia da Universidade de Valência, na Espanha. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq de 2009 a 2015. Atuou em diversos órgãos nacionais e internacionais, dentre eles, como consultora da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) da Univeersidade do Panamá (1992) e como pesquisadora convidada no Centro Internacional de Investigações Médicas (Cidam) em Cali, na Colômbia.

Tem eperiência na área de Parasitologia com ênfase em Protozoologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: leishmaniose tegumentar e visceral humana e canina, doença de Chagas, epidemiologia molecular, diagnóstico e biologia molecular.