Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa realiza palestra sobre estudos de polimorfismo genético em parasitas do gênero Leishmania
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa realiza palestra sobre estudos de polimorfismo genético em parasitas do gênero Leishmania

  • Publicado: Sexta, 15 de Janeiro de 2016, 15h10
  • Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2016, 15h12

 

A palestra é uma colaboração entre a pesquisadora Raquel Pacheco, da Fiocruz, e o grupo do Laboratório de Leishmaniose e Doença de Chagas do Inpa

Da Redação da Ascom Inpa

Nesta segunda-feira (18), o Laboratório de Leishmaniose e Chagas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará uma palestra sobre polimorfismo genético em parasitas do gênero Leishmania. O assunto será abordado pela pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz), Raquel Pacheco. O evento acontecerá, às 9h, no Auditório da Biblioteca do Inpa (Campus I). Os interessados em participar da palestra ainda podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail: iccleish@gmail.com 

Com o título “Minicírculo de kDNA: um marcador molecular para avaliar o polimorfismo genético e o impacto da imunossupressão sobre a estrutura genética da Leishmania (Viannia) braziliensis em pacientes com leishmaniose cutânea e mucosa”, a palestra é uma colaboração entre a pesquisadora e o grupo do Laboratório de Leishmaniose e Doença de Chagas do Inpa, assim como, de um ciclo de palestras do Laboratório.

“O tema ser focado pela pesquisadora da Fiocruz trará novas ideias e uma importante contribuição aos estudos envolvendo o polimorfismo genético desses parasitos”, disse a coordenadora de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS), a pesquisadora Antonia Maria Ramos Franco, também responsável pelo Laboratório de Leishmaniose e Chagas do Inpa.

Sobre a palestrante

A pesquisadora Raquel Pacheco é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense, doutora em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz. É colaboradora e membro da equipe de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Clínica e Vigilância em Leishmanioses do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz.

Atualmente é professora (modalidade Professor Externo) do Curso Master em Doenças Parasitárias da Faculdade de Farmácia da Universidade de Valência, na Espanha. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq de 2009 a 2015. Atuou em diversos órgãos nacionais e internacionais, dentre eles, como consultora da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) da Univeersidade do Panamá (1992) e como pesquisadora convidada no Centro Internacional de Investigações Médicas (Cidam) em Cali, na Colômbia.

Tem eperiência na área de Parasitologia com ênfase em Protozoologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: leishmaniose tegumentar e visceral humana e canina, doença de Chagas, epidemiologia molecular, diagnóstico e biologia molecular.

registrado em:
Fim do conteúdo da página