Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores do Inpa e Cenbam capacitam alunos e professores de Universidade Inglesa
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisadores do Inpa e Cenbam capacitam alunos e professores de Universidade Inglesa

  • Publicado: Segunda, 11 de Janeiro de 2016, 16h09
  • Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2016, 16h47

 

O curso de “Monitoramento de grupos alvos” tratará de métodos e técnicas adotados pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) para monitorar árvores, primatas, samambaias e peixes

Da Redação da Ascom Inpa

Foto: Fernanda Farias/ Ascom Inpa

A partir desta terça-feira (12), alunos e professores de Ecologia Tropical da Universidade de Salford (Inglaterra), serão capacitados por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (INCT/Cenbam).

Trata-se do curso de “Monitoramento de grupos alvos”, que abordará sobre os métodos e técnicas adotados pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) para monitorar árvores, primatas, samambaias e peixes.

O curso será dividido em duas fases, sendo que a primeira será desenvolvida na Reserva Ducke, localizada no Km 26 da Estrada Manaus-Itacoatiara (AM-010), até neste domingo (17). A segunda fase, será feita por barco e acontecerá de 18 a 24 de janeiro, quando os participantes receberão informações sobre as Unidades de Conservação do baixo rio Negro.

O curso é uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (INCT/Cenbam). Será coordenado e ministrado pelo pesquisador do Inpa William Magnussom, coordenador do Cenbam. Contará com a participação da pesquisadora Flavia Costa (Inpa), do engenheiro Timothy Vincent (Cenbam), e dos monitores e bolsistas do Cenbam Claudia Gemaque, Jefferson Vaslko, Emílio Manabu Higashikawa e Maria Aparecida de Freitas.

De acordo com o pesquisador Magnussom, que também é coordenador adjunto do PPBio, durante o curso será testado um aplicativo desenvolvido pelo EU Bon para identificar os anfíbios da Reserva Ducke. Além do curso de campo, também estão previstas visitações em algumas Coleções Biológicas do Inpa (insetos, mamíferos e plantas) e ao Museu da Amazônia (Musa).

registrado em:
Fim do conteúdo da página