Ganhadores do concurso nacional “Descobrindo a Amazônia” visitam as instalações do Inpa
Durante a visita, os alunos de vários Estados brasileiros puderam conhecer um pouco mais sobre a região amazônica, acompanhados dos professores
Da redação da Ascom - Inpa
Os vencedores do concurso nacional “Descobrindo a Amazônia”, realizado pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com a OEI, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a Agência Nacional das Águas (ANA/MMA), ganharam uma visita a Manaus e Brasília. Entre os pontos visitados estão o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o Comando Militar da Amazônia (CMA) e o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs).
O concurso visou abordar, nas escolas brasileiras, a relevância da maior floresta tropical do mundo e água foi o tema principal. “Tivemos que pesquisar bastante sobre a Amazônia e produzir um vídeo de três minutos sobre a água como conexão entre povos e cooperação regional para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, explicou o professor de geografia da Escola Municipal Darci Ribeiro, de Cuiabá (MT), Samuel Arruda.
Uma das alunas sorteada, Alessandra Pereira de Oliveira, 14, também da Escola Municipal Darci Ribeiro de Cuiabá, disse que aprendeu muito em todo processo do projeto, e disse estar vivendo um sonho. “Nunca imaginei que viria para Manaus, está sendo um sonho realizado. Depois do projeto, a gente começou a perceber que cada um tem que fazer sua parte, porque sem a floresta Amazônica e os animais a gente não pode viver”, disse a estudante após receber explicação do Laboratório dos Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa).
Durante a visita ao Instituto os estudantes aprenderam mais sobre a Amazônia e puderam participar de uma trilha educativa no Bosque da Ciência, acompanhados pelo coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno. “Montamos algumas tendas para que eles conheçam mais sobre o que o instituto produz aqui na Amazônia, como as pesquisas de malária e dengue, os projetos de educação ambiental, plantas medicinais e vários outros”.
O diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, participou no dia 7 (segunda-feira) da cerimônia de premiação em Brasília, no Palácio do Itamaraty. “Esse concurso foi muito pertinente para todo Brasil e, principalmente, para esses jovens. Com certeza depois dessa experiência, vão se cidadãos do mundo, com uma mente mais abertas para as descobertas científicas”, comentou.
Participaram também como parceiros da iniciativa, além do o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério da Educação (MEC), e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Redes Sociais