Comissão de Eventos do Inpa promove durante dois dias o "Criarte com Novas Ideias"
O objetivo do projeto é proporcionar um espaço interativo de lazer e cultura aos servidores e colaboradores, incluindo estagiários, bolsistas, terceirizados, voluntários e estudantes do Instituto
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto: Cimone Barros
Fotografias, poesias, artesanatos diversos, arranjos natalinos e florais. Estes são alguns dos produtos expostos pelos servidores e colaboradores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) no 4º Encontro do Projeto Criarte com Novas Ideias 2015, que acontece até nesta sexta-feira (4), no Empório Cultural, ao lado da Cantina do Instituto, no Campus I, das 9h às 16h.
Iniciativa da Comissão de Eventos do Inpa, o projeto tem o objetivo de proporcionar um espaço interativo de lazer e cultura aos servidores e colaboradores, incluindo estagiários, bolsistas, terceirizados, voluntários e estudantes do Instituto. Os participantes mostram no projeto suas aptidões culturais, artísticas, literárias e fotográficas.
A pesquisadora do Laboratório de Invertebrados Terrestres do Inpa, Elisiana Pereira de Oliveira, participa com uma exposição fotográfica de crianças. “A fotografia é uma coisa que eu gosto e sempre participei das edições anteriores do Criarte com diferentes temas”, disse a pesquisadora. “A paixão pela fotografia é antiga. Meu hobby no fim de semana é fazer fotos das minhas plantas, frutas e bichinhos no meu sítio”, acrescenta.
O técnico do Laboratório de Malária e Dengue, da Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS), Ulysses Barbosa, apresenta no Criarte as lendas amazônicas em forma de versos e poesias. “É uma forma simples das pessoas conhecerem o nosso folclore”, diz.
Barbosa conta que começou a escrever poesias há muito tempo e reuniu até hoje mais de 80 poesias, inclusive em línguas indígenas de várias etnias. “Nas horas vagas vem à tona o espírito poético, herdado do meu avô, também poeta no Rio Grande do Norte”, diz.
Para a servidora da Pós-Graduação do Inpa, Glaucia Cauper, o Criarte é um sucesso. Ela vendeu cerca 80% dos seus arranjos natalinos e florais no primeiro dia de exposição. “Eu respeito o meu cliente, assim como respeito a minha arte, então esse conjunto faz com que eu chegue aqui e venda todos os meus arranjos”, conta.
“Aliás, já vou vendendo minhas flores desde quando saio de casa, porque os vizinhos já conhecem meu trabalho e aqui os meus colegas ficam perguntando o que eu vou trazer”, diz a servidora que participa desde a primeira edição do projeto. No início, Glaucia trabalhava também com artesanatos em tecidos – como patchwork -, mas foram os arranjos florais que se destacaram e agora é o seu carro-chefe no trabalho alternativo.
Já a bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Inpa, Alicia Carolina Bertsch, participa pela primeira vez do Criarte expondo peças decorativas com pratos e vasos de barro pintados em acrílico e CDs reciclados pintados à mão, além de postais de reproduções fotográficas de sua própria autoria e de pinturas manipuladas digitalmente. Também levou para comercializar geleias artesanais 100 % naturais como, por exemplo, cenoura com laranja e nozes.
Redes Sociais