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Estudantes vivenciam de forma lúdica novos aprendizados fora da sala de aula

  • Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2015, 15h30
  • Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2015, 15h44

Circuito da Ciência do Inpa fará rodada dupla do projeto. A última edição do ano acontecerá na próxima sexta-feira, 04 de dezembro

 

Por Luciete Pedrosa (texto e foto) – Ascom Inpa

 

Com o objetivo de popularizar o conhecimento científico, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) recebeu na manhã desta sexta-feira (27) cerca de 300 alunos da rede pública de ensino para a realização da 9ª edição do projeto Circuito da Ciência. Os alunos vivenciaram de forma lúdica, no Bosque da Ciência, uma nova maneira de aprendizado fora da sala de aula.

O Circuito da Ciência, há 16 anos, está popularizando a ciência que o Inpa faz, porque incentiva crianças a despertar o interesse pela alfabetização científica”, diz o coordenador do projeto Circuito da Ciência, Jorge Lobato. “Inúmeros jovens estão envolvidos nesta causa, vivenciando e desenvolvendo, na prática, as exposições de seus experimentos”, acrescenta.

Participaram desta edição do projeto Circuito da Ciência, as escolas estaduais Arthur Araújo (N.S. das Graças); Garcitylzo do Lago e Silva (Parque Riachuelo II/Tarumã); Milburges Bezerra de Araújo (Raiz); e José Carlos Mestrinho (Crespo).   

A Escola Estadual Homero de Miranda Leão levou para o Circuito da Ciência diversos jogos lúdicos para o ensino da matemática. Os jogos foram produzidos pelos alunos do 1º e do 2º ano do ensino médio com o objetivo de fazer com que os estudantes gostem de aprender a disciplina de matemática.

 

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A professora de matemática da mesma escola, Maria Mirley de Amorim, coordenadora do projeto, explica que os jogos lúdicos foram empregados como recursos didáticos dinâmicos para que os jovens possam aprender de forma mais fácil os conteúdos da disciplina no ensino médio e fundamental. Os jogos tratam, por exemplo, das quatro operações, potenciação e jogo da velha 3D.  

Para a estudante Mayara de Souza, uma das participantes do projeto de jogos lúdicos de matemática, a experiência foi gratificante por ter despertado o interesse em prender cada vez mais a disciplina. “Pra mim é um privilégio estar ensinando matemática para outras crianças. Esta foi uma oportunidade que não tive em outras escolas”, disse a estudante.

O professor de matemática José Alves Correia, supervisor pedagógico do Distrito de Educação II da Seduc e que acompanhou a Escola José Carlos Mestrinho, disse que a iniciativa dos jogos lúdicos de matemática é interessante, porque desperta a curiosidade e a iniciativa dos alunos em resolver os problemas dessa disciplina nos jogos.

É interessante levar este projeto para as escolas da Seduc. É uma brincadeira onde se aprende de forma lúdica os conteúdos de matemática. Isso facilita a parceria entre professor e aluno nessa  disciplina”, contou Correia. 

Outra novidade apresentada no Circuito da Ciência foi levada pelos universitários do 4º período do curso de Engenharia da Computação da Uninorte. Eles desenvolveram um jogo didático de informática com assunto de química geral para ser aplicado com alunos de ensino médio e fundamental.

 

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O jogo foi concebido para verificar se os alunos conseguem assimilar o conteúdo de química através dos jogos”, explica a professora do curso de Engenharia da Computação, Rebeca de Castro, acrescentando que os estudantes criaram o sistema, a plataforma e o design de cada jogo.

Na próxima sexta-feira (04 de dezembro), o Bosque da Ciência volta a receber mais uma edição do projeto Circuito da Ciência, a última de 2015. O projeto recebe, por ano, cerca de 2.800 alunos de 40 escolas.

O Projeto Circuito da Ciência é uma realização do Inpa e tem o patrocínio da Moto Honda da Amazônia com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), Sesc, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fametro, Uninorte, Coca-Cola,  Manaus Ambiental e Brother's.

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