Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do Inpa participam de palestras sobre prevenção de câncer da mama e da próstata
Início do conteúdo da página
Notícias

Servidores do Inpa participam de palestras sobre prevenção de câncer da mama e da próstata

  • Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2015, 12h38
  • Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 12h40

O “Novembro Azul e Rosa” buscou informar e conscientizar os servidores sobre a doença e a importância dos exames preventivos. Atividade contou com a apresentação do grupo musical Tikuna Wotchimaücü

 

Por Luciete Pedrosa (texto e foto)– Ascom Inpa

 

Como parte das ações do Programa Qualidade de Vida (PQV), os servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) receberam, nesta segunda-feira (23), no evento denominado “Novembro Azul e Rosa”, orientações sobre os cuidados e importância da prevenção do câncer de mama e da próstata.  

 

 

“A importância do exame de mamografia” foi o tema abordado pela técnica do Inpa, a tecnóloga em Radiologia, Zenaide Figueiredo. Durante a palestra, a Figueiredo ressaltou que o câncer de mama é uma doença que atinge homens e mulheres. “O homem também pode fazer a mamografia no diagnóstico do câncer de mama masculino por desenvolver uma doença chamada ginecomastia, que é o desenvolvimento da glândula mamária”, diz Figueiredo.

 

 

Ela explica que o desenvolvimento da mama masculina se dá, principalmente, pelo uso de medicamentos por conta de uma outra doença, ou pelo uso de anabolizantes sem o acompanhamento médico. “É comum o homem procurar o serviço de mamografia para realizar o exame. Normalmente, eles marcam logo nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde”.

 

PQV4FotoLucietePedrosa

 

No Brasil, a mamografia é indicada para mulheres a partir dos 40 anos. A prevenção e o diagnóstico de mama têm início com a anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde para estabelecer uma avaliação do paciente).

 

 

Para o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, um Programa de Qualidade de Vida, independente do tema, é de suma importância para os servidores, porque eles precisam estar bem, tanto do ponto de vista físico, quanto mental. “É sempre bom realizar atividades como esta, porque faz com que o PQV tenha uma continuidade. E a hormonia e o bem estar do servidor são importantes”, diz o diretor. 

 

 

O PQV realizou em março deste ano uma caminhada ecológica para os servidores do Inpa e familiares no Bosque da Ciência; em abril, promoveu uma feijoada beneficente para arrecadação de fundos em prol do Grupo de Teatro Sacy Itinerante, formado por jovens e crianças com deficiências físicas e visuais.

 

Outras ações do PQV foram a reativação do coral Inpa emCanto, que teve sua reestreia no último dia 13 de novembro na entrega de diplomas de formatura de mestrado e doutorado do Inpa; e o convênio firmado com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para aulas de idiomas para os servidores e familiares.

 

“Espero que homens e mulheres, depois deste evento, tenham a consciência da necessidade de realização de exames preventivos para manutenção de sua saúde”, disse a coordenadora de Gestão de Pessoas (COGP), Carolina Maia, e uma das responsáveis pelo PQV.

 

PQVFotoLucietePedrosa

 

Segundo Maia, a comissão do PQV já está finalizando os últimos detalhes para um evento que será realizado no Natal. “Será um evento solidário pensando na qualidade de vida do próximo, e já estamos pensando na realização da II Semana de Qualidade de Vida que acontecerá em março do ano que vem”, adiantou Maia.    

 

 

O “Novembro Azul e Rosa” contou, pela manhã, com a participação do grupo musical Tikuna Wotchimaücü. À tarde, a programação prosseguiu com a palestra sobre a Saúde do Homem, com a enfermeira Marie Kétrly Biperp Francheschi, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Hábitos saudáveis e a potencialidades culinárias da frutas nativas da Amazônia, com o técnico do Inpa, o engenheiro agrônomo Afonso Rabelo.

 

 

Um espaço foi reservado para a exposição de artesanatos do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma). Durante o evento, também foi promovida uma Sessão de Beleza para homens e mulheres.

 

PQV1FotoLucietePedrosa

Apoio

 

“Novembro Azul e Rosa” teve o apoio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon); da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da amazônia (gamma); da Fipecq; da Empresa Agrovida; da consultoria de cosméticos da Mary Kay e do Buffet Bordom.

registrado em:
Fim do conteúdo da página