Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Serviço de Radioproteção do Inpa abre inscrições para Curso Básico de Radioproteção
Início do conteúdo da página
Notícias

Serviço de Radioproteção do Inpa abre inscrições para Curso Básico de Radioproteção

  • Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2015, 14h04
  • Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2015, 14h13

As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de novembro (quinta-feira). O curso oferece noções básicas de proteção radiológica, transporte de material radioativo e emergências radiológicas

 

Da Redação - Ascom Inpa

 

O Serviço de Radioproteção (SR) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (26) para o 1º Curso Básico de Radioproteção no Inpa. O curso acontece entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

 

É destinado a pesquisadores, técnicos e bolsistas do Inpa que atuam em laboratórios em fase de licenciamento para desenvolver futuras pesquisas utilizando equipamentos e materiais radioativos.

 

O objetivo do curso é atender as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e os pré-requisitos para capacitação e credenciamento de trabalhadores expostos às fontes de radiação, e ainda fornecer noções básicas de diretrizes de proteção radiológica, transporte de material radioativo e emergências radiológicas.

 

A carga horária do curso é 40 horas obrigatórias e será ministrado pelos Supervisores de Radioproteção da CNEN e do Instituto Nacional de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). Serão ofertadas 40 vagas. As inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira (26). Basta enviar email para zenaide.figueiredo@inpa.gov.br, contendo dados como: nome, RG, CPF, data de nascimento, e-mail para contato, coordenação e laboratório.

 

Segundo a supervisora técnica do Serviço de Radioproteção do Inpa, Zenaide Figueiredo, o Inpa não possui nenhum laboratório que utilize fontes radioativas, mas os riscos e perigos são os mesmos em qualquer profissão que não respeite e siga as normas de proteção e segurança.

 

“Os grupos de trabalhos devem seguir diariamente as normas de segurança e usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que devem ser revisados todos os dias para total eficácia do equipamento para proteção da equipe”, advertiu Figueiredo.

 

 

No futuro, alguns laboratórios do Inpa passarão a produzir, manipular, transportar e armazenar produtos radioativos, licenciados pela CNEN, sob a supervisão do Serviço de Radioproteção.

 

O Serviço de Radioproteção do Inpa tem a missão de garantir a segurança radiológica dos pesquisadores, servidores, bolsistas, estagiários e visitantes do instituto, proporcionando um ambiente seguro de acordo com as exigências da CNEN no uso de materiais e equipamento emissores de radiação.

 

Saiba Mais - Radioatividade

 

A radiação é um fenômeno natural que existe na terra desde o seu surgimento. Em alguns elementos da natureza são encontrados núcleos com excesso de energia que tende a se estabilizar, emitindo radiação de partículas como alfa, beta ou por ondas eletromagnéticas.

 

 

Para proteger as pessoas que trabalham com fontes radioativas, é tomado um conjunto de medidas de proteção individual e coletiva contra efeitos causados pela radiação ionizante no corpo humano, como alteração no DNA (Ácido desoxirribonucleico) das células e queimaduras. A orientação, o uso de equipamentos de segurança e detectores de radiação são as principais formas de evitar acidentes. 

 




registrado em:
Fim do conteúdo da página