Inpa forma mais de 130 novos Mestres e Doutores brasileiros e estrangeiros
No total, 131 estudantes se formaram. Cerca de 70 participaram da cerimônia, na última sexta-feira, no Auditório da Ciência
Da Redação – Ascom Inpa
Fotos: Fernanda Farias
O compromisso social e profissional que os egressos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) devem ter na carreira ganhou destaque na cerimônia de entrega de diplomas dos formandos dos cursos de Mestrado e Doutorado. Em 41 anos de Pós-Graduação, o Inpa formou mais 2.200 Mestres e Doutores, desses cerca de 70% permanecem na Amazônia.
A solenidade aconteceu na noite da última sexta-feira (13), no Auditório do Bosque da Ciência, e contou com a apresentação do Coral do Inpa “emCanto”, regido pelo maestro Adroaldo Cauduro, e com o show da cantora Márcia Siqueira. No total, 131 estudantes se formaram, mas cerca de 70 participaram da cerimônia. Estudantes de várias regiões do Brasil e de outros países estavam entre os formandos, como do Peru, Colômbia, Estados Unidos, Espanha e Moçambique.
“Hoje estamos entregando esses “produtos” para a sociedade, mas o compromisso de vocês que estão recendo esses diplomas é muito grande. A Amazônia e o Brasil precisam de vocês para se desenvolver, e tenho de mencionar o planeta, porque temos ações com outros países e essa cerimônia é um exemplo disso”, disse o diretor do Inpa Luiz Renato de França.
Além de diretor do Inpa, compuseram a mesa a coordenadora de Capacitação do Inpa, Beatriz Ronchi Teles; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Valteir Martins, representando o reitor Cleinaldo Costa. Além disso, na entrega de diplomas de cada Programa o coordenador responsável ou representante também fazia parte da mesa.
“Parcerias como esta são importantes, pois nos fortalecemos no que somos fracos e, no que somos fortes, nos fortalecemos ainda mais”, ressaltou Martins destacando a parceria que a UEA tem com o Inpa na promoção do curso de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (Cliamb).
O Inpa entregou diplomas para os alunos de pós-graduação dos cursos de Agricultura no Trópico Úmido (Mestrado); Biologia de Água Doce e Pesca Interior (Mestrado e Doutorado); Botânica (Mestrado e Doutorado); Ciências de Florestas Tropicais (Mestrado e Doutorado); Clima e Ambiente (Mestrado e Doutorado); Ecologia (Mestrado e Doutorado); Entomologia (Mestrado e Doutorado); Genética, Conservação e Biologia Evolutiva; (Mestrado e Doutorado) e Gestão de Áreas Protegidas (Mestrado Profissional).
Na oportunidade, a pesquisadora Maria Teresa Piedade homenageou a engenheira florestal Mônica Elisa Bleich, 34, que concluiu o Doutorado em Ecologia, mas morreu no último dia 12 de outubro após sofrer um acidente na rodovia MT-320, a 696 quilômetros de Cuiabá (MT). Bleich era professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Alta Floresta. “A Elisa era uma pessoa muito boa. Ela se foi, mas ficou um pedacinho dela dentro de nós”, disse Piedade.
Redes Sociais