Mestrando do Inpa participa em Milão de evento sobre alimentação saudável e responsável
Carlos Demeterco é mestrando em Agricultura no Trópico Úmido no Inpa e estuda os produtos da agricultura familiar, participou do evento “We feed the planet” em Milão (Itália)
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Fotos: Luciete Pedrosa e Acervo Carlos Demeterco
Após participar de um encontro da Rede Jovem Slow Food (na tradução livre, comida lenta), durante a Exposição Universal de Milão 2015, na Itália, o mestrando em Agricultura do Trópico Úmido (ATU) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o zootecnista Carlos Demeterco, voltou com a ideia de reunir professores, estudantes, pesquisadores e agricultores que se dedicam e defendem uma alimentação boa, limpa e justa, conforme os princípios do movimento.
O Slow Food é um movimento internacional com sede em Milão (Itália), criado no ano 1980 pelo italiano Carlo Petrini, que trabalha para dar valor aos alimentos com respeito a quem os produz em harmonia com o meio ambiente, além de buscar reproduzir os saberes mantidos pelas tradições locais.
De acordo com o mestrando, a intenção é fazer parte do Slow Food em Manaus e reunir pessoas que têm a mesma ideia de alimentação saudável e, no futuro, promover atividades com a filosofia do movimento. “A ideia surge enquanto, nós, alunos do curso de Agricultura no Tropico Úmido, temos como objeto de estudo os produtos da agricultura familiar da Amazônia e que têm tudo a ver com a ideia do Slow Food”, diz Demeterco. “Então, por que não fazer esse link, já que estamos fazendo pesquisas com os frutos, hortaliças e outros produtos da região e essas tecnologias podem ser repassadas para a população”, acrescenta o mestrando.
Para atingir o objetivo, Demeterco reuniu-se durante o encerramento da “Oficina de processamento de cubiu e de plantas alimentícias não-convencionais”, com o consultor da Associação de Consultoria e Pesquisa Indianista da Amazônia (Copiama), o economista Maurizio Fraboni, ativista, há mais de 20 anos, do Slow Food em Manaus. Também estiverem presentes no encontro a pesquisadora do Inpa e nutricionista, Dionisia Nagahama, os mestrandos Rodolfo Carvalho e Helenkássya Araújo, e o técnico do Grupo de Pesquisas em Abelhas, Hélio Vilas Boas.
Expo 2015
O mestrando participou do evento “Terra Madre Jovem - Nós Alimentamos o Planeta”, organizado pela Rede Jovem Slow Food, que aconteceu de 3 a 6 de outubro, em função da pesquisa de mestrado intitulada “Proposta de certificação para mel de Melipona seminigra para o Estado do Amazonas”, orientada pela pesquisadora do Inpa Beatriz Ronchi Teles e coorientado pelas pesquisadoras Gislene Zilse, também do Inpa, e Angela May Steward, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O evento reuniu mais de 2.500 jovens de diversos países que trabalham com a produção alimentar, como produtores, pesquisadores, gastrônomos, estudantes, jornalistas e articuladores.
Demeterco levou para a Exposição Universal amostras do mel produzido pela Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia em Boa Vista do Ramos (Coopmel), um dos focos de estudo do mestrando; o café agroflorestal produzido em Apuí (foco de estudo do mestrando Vinicius Figueiredo), além das geleias de cubiu e de sapota (estudo da mestranda Helen kássya Araújo). “Estes produtos amazônicos têm forte potencial econômico para as comunidades onde são produzidos e precisam ser fortalecidos como desenvolvimento regional, e nosso curso de pós em Agricultura no Trópico Úmido tem esse dever”, ressalta.
Redes Sociais