Equipe da Tecnologia da Informação do Inpa realiza palestras sobre segurança da informação institucional
As atividades fazem parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa e das comemorações do mês da Segurança da Informação, promovidas pela RPN
Por Luciete Pedrosa (texto e foto) – Ascom Inpa
Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a Coordenação de Tecnologia da Informação (Ctin) realizou na manhã desta terça-feira (27) uma série de palestras focada no âmbito da segurança da informação institucional. As atividades aconteceram no auditório da Biblioteca do Instituto e direcionadas à comunidade do Inpa.
O coordenador da Ctin, Ricardo Rocha, explica que o mês de outubro também foi escolhido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - instituição que regula a rede de computadores entre as instituições de ensino e pesquisa no Brasil - para comemorar o mês da Segurança da Informação. “Aproveitamos a oportunidade para esclarecer aos usuários da rede de computadores Inpa com palestras técnicas sobre as boas práticas no uso da tecnologia”, diz.
O técnico George Souza, coordenador substituto da Ctin, falou sobre a “Gestão da Segurança da Informação”. O objetivo foi informar à comunidade sobre os aspectos legais no trato da segurança da informação no âmbito institucional. “A informação é um bem precioso de uma instituição e deve ser resguardada de maneira segura”, ressalta.
“Orientações gerais e essenciais do uso de computadores para gestão e pesquisa no Inpa” foi o tema da palestra do técnico Clausewykson da Cunha, responsável pelo Suporte e Help Desk do Ctin. O objetivo foi facilitar o entendimento das boas práticas de uso em informática e tornar mais eficiente a relação tecnológica com maior aproveitamento dos recursos disponíveis. “Em linhas gerais, o usuário deve saber como se comportar na frente de uma máquina institucional, usando corretamente programas como o World, Excell, Power Point, Internet e o webmail com cuidado e segurança para não perder dados”, explica.
Já o técnico Luiz Felipe de Souza falou sobre “Ações de segurança na rede institucional do Inpa”. Ele demonstrou algumas das ações técnicas em segurança da informação adotadas pela Ctin, visando a proteção da rede de dados da instituição. “Algumas vezes a página do Inpa foi alvo de pichações, por isso adotamos uma barreira e camadas de segurança que impedem que ações como essas aconteçam com a frequência que acontecia antigamente”, diz Souza.
A SNCT do Inpa teve início no último dia 19 de outubro e deverá se estender até 15 de dezembro com uma programação diversificada. Ao todo, cerca de 200 atividades acontecerão na capital e no interior do Estado do Amazonas.
Política de Informática
Para o coordenador da Ctin, Ricardo Rocha, o Inpa passa por um novo momento institucional no qual a diretoria está ouvindo as necessidades da tecnologia da informação, como a necessidade de uma nova Política de Segurança da Informação.
Segundo Rocha, nesta quinta-feira (29), será apresentada na Reunião do Comitê Estratégico de TI, uma proposta de Política de Segurança da Informação do Inpa pelo servidor Moysés Mendes de Lima.
Rocha explica que a adoção de uma política nessa área é importante para atender uma legislação vigente desde 2000 e regular os usos das informações do Inpa. Além disso, o coordenador conta que essa política de informática também servirá para educar o público que se utiliza das informações institucionais no sentido de resguardá-las. “Queremos valorar estas informações, porque ainda as tratamos de maneira amadora dentro da instituição e precisamos tratá-las de maneira profissional”, explica Rocha.
Redes Sociais