Pesquisadores da Academia Chinesa de Silvicultura conhecem o Inpa com foco em futura parceria
O principal motivo da visita dos chineses é conhecer a floresta natural e as possibilidades de pesquisas. Os chineses ficarão em Manaus até nesta quarta-feira (28)
Por Luciete Pedrosa (texto e foto)– Ascom Inpa
Pesquisadores da Chinese Academy of Forestry (Academia Chinesa de Silvicultura – CAF, na sigla em inglês) estiveram, na manhã desta segunda-feira (26), em visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) para a prospecção de futura parceria entre as duas instituições. O principal motivo da visita dos chineses é conhecer a floresta natural e as possibilidades de pesquisas. Os chineses ficarão em Manaus até nesta quarta-feira (28).
“Queremos conhecer mais sobre a floresta natural e os estudos de manejo florestal, além da modelagem de floresta”, disse o pesquisador do Instituto de Pesquisa da Floresta e de Informação de Recursos Técnicos da CAF, Zhang Huaiqing. Segundo ele, existe similaridade entre os trabalhos desenvolvidos pela CAF e o Inpa. Os chineses também acenaram a possibilidade de intercâmbio entre os pesquisadores e estudantes dos dois países.
“A visita de pesquisadores de países de dimensões como a China é importante e as possibilidades de estabelecer parceria é grande”, disse o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França. Segundo França, o Itamaraty, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), assinou, recentemente, um acordo com a China para futuras colaborações.
Visitaram o Inpa os pesquisadores Chen Yongfu, Liu Min, LI Yongliang, Guo Mingchum e Zahang Huaiqing. Os chineses foram recebidos pelo diretor do Inpa juntamente com o chefe de Gabinete Sergio Guimarães e pelos pesquisadores Bruce Nelson, da Coordenação de Dinâmica Ambiental (Cdam); Bazilio Vianez (coordenador de Cooperação e Intercâmbio); Gil Vieira e Paulo de Tarso Sampaio (do Laboratório de Silvicultura e de Propagação de Plantas).
Após o encontro, os chineses visitaram o Herbário do Inpa e o Bosque da Ciência. À tarde, se encontrarão com os grupos de pesquisa de Silvicultura Tropical e do Laboratório de Propagação de Plantas (no Campus V-8). Na terça-feira (27), farão uma visita à Reserva Florestal Adolpho Ducke, no Km 26 da Estrada Manaus-Itacoatiara (AM-010), e nas plantações de florestas ao longo da BR-174, nos quilômetros 45 e 110. No último dia de visita, os chineses terão um encontro com o Grupo de Inventário e Gestão Florestal na Reserva de Floresta Experimental (ZF-2), situada no Km 60 da BR-174.
Redes Sociais