Mais de 600 estudantes participam do projeto Circuito da Ciência do Inpa nesta sexta-feira
A edição especial do Projeto marcou o encerramento das exposições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e os 63 anos de criação do Inpa
Por Luciete Pedrosa (texto e foto) – Ascom Inpa
Com a proposta de servir como ferramenta de popularização da ciência, o Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) abriu as portas mais uma vez, na manhã desta sexta-feira (23), para cerca de 600 estudantes da rede pública de ensino. Os alunos participaram, no Bosque da Ciência, da edição especial do Projeto Circuito da Ciência.
De acordo com o coordenador do Projeto Circuito da Ciência, Jorge Lobato, esta 8ª edição de 2015 é uma edição especial, porque está finalizando a programação de exposições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto e, também, para lembrar os 63 anos de criação do Inpa, datado de 29 de outubro de 1952.
“O Inpa abre as portas, mensalmente, para centenas de estudantes com o Projeto Circuito da Ciência, contribuindo na reafirmação de aproximação do Instituto com a sociedade”, diz Lobato. “Com isto, o Inpa mostra para a sociedade que a ciência faz parte do nosso cotidiano. E popularizar ciência é o que o Circuito faz”, acrescenta.
Participaram dessa edição especial os alunos das escolas estaduais Benjamin Magalhães Brandão (Compensa II), Francelina Assis Dantas (Alvorada II), Raimundo Gomes Nogueira (Alvorada I) e Isaac Benzecry (Colônia Oliveira Machado). Além desses, também estiveram participando das atividades socioambientais, oficinas educativas e exposições, os alunos das escolas: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Terra Nova; Creche Escola Vida; Cáritas Aquidiocesana de Manaus; e Centro Educacional Turminha da Graça.
Para o professor Mauro Melo da Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão esta é uma oportunidade ímpar para os estudantes, porque os alunos têm na sala de aula a teoria dos livros e aqui eles podem vivenciar na prática. “Isto é gratificante, porque os alunos aprendem muito aqui. Eles ficaram maravilhados ao visitarem o viveiro dos jacarés e do peixe-elétrico”, disse.
A aluna daquela mesma escola, Jessica de Lima, contou que foi a primeira vez que viu um jacaré de perto. “Estou aprendendo muitas coisas sobre esses animais e estou cada vez mais curiosa em ver tudo o que tem por aqui”, disse.
Um dos parceiros do Projeto Circuito da Ciência que chamou atenção dos visitantes foi o projeto “Economia verde: produção de cosméticos utilizando matérias-primas da Amazônia”, da escola Estadual Maria Madalena S. de Lima (no bairro Armando Mendes). Este projeto faz parte do Programa Ciência na Escolas (PCE).
Neste projeto, os alunos se propõem a incentivar os estudantes do Ensino Médio da escola a compreender as teorias da disciplina de Química, além de valorizar as matérias-primas amazônicas por meio da formulação de cosméticos artesanais.
Para o historiador Sergio Medeiros, que visitava o Bosque da Ciência, a iniciativa é de grande valia para os estudantes que vão sair da escola com a visão de empreendedorismo. “É importante pensar na possibilidade de geração de renda a partir do teu próprio esforço e é mais gratificante ainda para esses meninos enquanto ainda estão estudando”, disse Medeiros.
Durante as atividades os alunos puderam visitar as exposições de Mamíferos Aquáticos da Amazônia; Malária e Dengue; Invertebrados Terrestres Vivos; Leishmaniose; Insetos Aquáticos; Tartarugas da Amazônia; Conhecendo o Biotério Central do Inpa. Os estudantes também conheceram as Tecnologias Sociais e de Inclusão Social na Amazônia; o Projeto Ecoethos da Amazônia do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea); os projetos de Saúde Bucal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Energias Renováveis da Fametro.
Também participaram da programação do Circuito, a exposição de pirogravuras e papel reciclado, o Projeto Compostura da Fametro, Os Alquímicos da Uninorte; a Sala de ciências do Serviço Social do Comércio (Sesc); o Grupo de Escoteiros; Despertando a Consciência; Projeto Mais Fruta no Quintal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Manaus Ambiental e PCE.
O Projeto Circuito da Ciência tem o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), Sesc, Ufam, UEA, Fametro, Uninorte, além da Coca-Cola, Manaus Ambiental e Brother's.
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