Inpa promove edição especial do Circuito da Ciência dentro da Semana Nacional de C&T
A edição comemorará os 63 anos de criação do Instituto e o encerramento das atividades de exposições da SNCT, iniciada na última segunda-feira (19)
Da Redação – Ascom Inpa
Foto: Camila Leonel - Acervo Inpa
Na manhã desta sexta-feira (23), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza no Bosque da Ciência a 8ª edição de 2015 do projeto Circuito da Ciência, das 8h às 12h30. Esta será uma edição especial em comemoração aos 63 anos de criação do Instituto (datado de 29 de outubro de 1952) e do encerramento das atividades de exposições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), iniciada na última segunda-feira (19).
Os convidados para esta edição são os estudantes das escolas estaduais Benjamin Magalhães Brandão (Compensa II), Francelina Assis Dantas (Alvorada II), Raimundo Gomes Nogueira (Alvorada I) e Isaac Benzecry (Colônia Oliveira Machado), que participarão das atividades socioambientais, oficinas educativas e exposições.
O projeto de educação ambiental e de divulgação científica do Inpa tem o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), serviço social do Comercio (Sesc), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fametro, Uninorte, além da Coca-Cola, Manaus Ambiental e Brother's.
No Bosque da Ciência o visitante dispõe de várias opções de lazer de caráter sociocientífico e cultural. O espaço possui diversos atrativos, como trilhas suspensas, Ilha da Tanimbuca (onde tem um exemplar de árvore de 600 anos), Paiol da Cultura, Casa da Ciência, recanto dos inajás (palmeiras), tanques de peixe-boi, viveiros de ariranhas e jacarés, o Lago Amazônico (tartarugas, peixes), além da fauna livre como os pássaros, cutias, macacos e preguiças.
O bosque funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30 (entrada). Sábados, domingos e feriados o público pode visitar o espaço das 9h às 16h30, sem intervalo para almoço. Na segunda-feira o bosque é fechado para manutenção. A entrada custa R$ 5, mas crianças até dez anos e idosos a partir de 60 anos não pagam. O bosque está localizado na Rua Otávio Cabral, S/N, bairro de Petrópolis, zona Sul de Manaus.
Redes Sociais