Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Universitários aprendem a fazer pães caseiros à base de tubérculos amazônicos
Início do conteúdo da página
Notícias

Universitários aprendem a fazer pães caseiros à base de tubérculos amazônicos

  • Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2015, 15h16
  • Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2015, 15h39

Estudantes de Gastronomia e Nutrição participam de oficina da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa. O encerramento acontece nesta sexta-feira (23)

 

Por Luciete Pedrosa (texto e foto) – Ascom Inpa

 

Com o objetivo de trabalhar tubérculos da Amazônia, o Laboratório de Bioquímica da Nutrição do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza até nesta sexta-feira (23) uma oficina de pães caseiros que utiliza como base a batata doce e o cará, enriquecidos com aveia e linhaça. A oficina faz parte da programação da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Inpa.

 

A oficina é direcionada aos universitários de gastronomia e de nutrição. Os instrutores são o técnico Jeronilson Almeida Ferreira, mestre em Ciência dos Alimentos, juntamente com as nutricionistas Marina Cavalcante e Valéria Melo.

 

PanificaçãoFotoLucietePedrosa

 

“Nossa intenção é agregar mais valor nutricional ao pão e oferecer ao mercado outras variedades utilizando produtos regionais”, explica Ferreira. “A elaboração de produtos como pães ou massas, derivados de matérias-primas da região amazônica, estimulam a realização de estudo e inovação de tecnologias para elaboração de produtos diferenciados e saudáveis”, acrescenta.

 

Durante a realização da oficina, que teve início na manhã desta quarta-feira (21), os participantes produziram um panetone regional usando raspas de laranja e pão de batata doce. No encerramento da oficina, que acontecerá nesta sexta-feira (23), os participantes aprenderão a fazer pão de cará, pão de banana pacovã, bolo com essência de cupuaçu e pão com tucumã e castanha do Brasil.

 

Panificação1FotoLucietePedrosa

 

“É sempre bom aprender coisas novas e esta oficina de panificação com tubérculos acrescentará um diferencial na minha profissão”, diz o estudante de gastronomia, Breno Sandim. Já para a estudante de nutrição, Naara França, é importante valorizar os alimentos amazônicos. “Os nossos frutos e tubérculos contém um valor nutricional muito rico em vitaminas, por isso achei interessante aprender a fazer pães caseiros saudáveis”, diz.

 

A SNCT do Inpa contempla uma programação diversificada. Ao todo, mais de 200 atividades serão realizadas até 15 de dezembro, em Manaus e em 22 municípios do interior. Também acontecem atividades em Brasília com exposições, no Parque da Cidade, e em Santarém (Pará), Boa Vista (Roraima), Rio Branco (Acre) e Porto Velho (Rondônia), onde o Inpa mantém Núcleos de Pesquisas.

 

Veja aqui as receitas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página