Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa apresenta alternativas para problemas ambientais
Algumas exposições vão até esta quinta-feira (22) no Bosque da Ciência. No Inpa a programação se estenderá até 15 de dezembro. Confira a programação
Por Caroline Rocha (texto e foto) – Ascom Inpa
Soluções para problemas do cotidiano que geram impacto ao meio ambiente são apresentadas na 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A tecnologia alternativa do cimento-madeira, o sabão ecológico produzido a partir do óleo de cozinha utilizado nas pastelarias de Manaus e as sementes utilizadas no artesanato regional são alguns resultados em exposição, no Bosque da Ciência do Inpa.
Os biocompostos de madeiras são produtos alternativos às madeiras sólidas, como por exemplo, madeiras serradas ou caídas. A tecnologia recicla sobras e refugos de madeiras que antes eram descartados pela inutilidade. “A proposta surgiu de uma necessidade de preservar a floresta”, contou o criador da tecnologia e pesquisador do Inpa, Fernando Lemos de Almeida.
Os pedaços de madeiras são triturados e o cimento usado funciona como aglutinante (cola) para reconstituir os pedaços. O resultado é um produto comparado à madeira sólida, consistente e, ainda, com aparência de cerâmica. Uma vantagem do biocomposto de cimento-madeira, segundo Almeida, é a resistência à água. Com o biocomposto de cimento-madeira já foram fabricados móveis pequenos, como mesas. O produto pode ser usado na construção civil geral e nas movelarias.
Sabão ecológico
O óleo usado em pastelarias de Manaus é reaproveitado e transformado em sabão líquido ou em barra. A reciclagem, além de contribuir com a preservação de rios e igarapés, garante renda para famílias.
Um dos responsáveis pela fabricação, Lucivaldo Martins, explica que o sabão tem glicerina na sua fórmula, mesma substância contida nos óleos. “Isso permite transformar óleos em sabão”, afirmou. O objetivo agora, segundo Martins, é transformar os óleos em sabão em pó, sabonete, amaciante e xampu.
“É comum, na maioria das casas, encanações entupirem por conta de vestígios de óleo. Um dos produtos que usamos para a fabricação do sabão ecológico dilui os resíduos de óleo nos canos”, contou. O produto já está sendo comercializado.
Sementes de espécies florestais
O Laboratório de Sementes do Inpa, coordenado pela pesquisadora Isolde Ferraz, traz para os visitantes, a versatilidade das sementes de espécies florestais utilizadas no artesanato regional. “As sementes que servem para a propagação vegetativa, formação de propágulo, experimentos de germinação e para banco de dados, também podem ser usadas em artesanatos”, explica a mestre em Ecologia, Débora Ferreira, formada pelo Inpa.
As sementes de valor econômico, como o morototó, patauá, tento-vermelho e andiroba, estão em exposição. Além de se encantar com as biojoias e aprender mais sobre as sementes da Amazônia, o visitante ainda pode fazer o seu próprio colar de sementes e levar de brinde para a casa.
SNCT - Luz, Ciência e Vida
A SNCT acontece em todo o país, de 19 a 25 de outubro. No Inpa, a programação se estenderá até 15 de dezembro. O tema da 12ª edição da SNCT “Luz, Ciência e Vida”, celebra a luz como objeto de desenvolvimento tecnológico e faz menção ao Ano Internacional da Luz, proposto pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Redes Sociais