Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa oferece mais de 200 atividades na 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa oferece mais de 200 atividades na 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

  • Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2015, 15h29
  • Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2015, 10h34

A programação se estenderá até 15 de dezembro com a expectativa de atingir um público estimado em 150 mil pessoas

 

Por Luciete Pedrosa (texto e foto) – Ascom Inpa

Com uma programação diversificada que envolverá mais de 200 atividades na capital e no interior do Amazonas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) abriu na manhã desta segunda-feira (18), no Auditório do Bosque da Ciência, a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento acontece, oficialmente, em todo o país de 19 a 25 de outubro. No Inpa, a programação se estenderá até 15 de dezembro.

“Luz, Ciência e Vida” é o tema escolhido para este ano, que foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Luz com o objetivo de celebrá-la como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.  A SNCT busca aproximar a ciência e a tecnologia da população.  

Palestras, visitas, Portas Abertas, workshops, minicursos, oficinas, mesas-redondas, passeio noturno e Circuito da Ciência são algumas das atividades que o Inpa realizará em Manaus e em 22 municípios do interior do Amazonas. 

O Inpa também desenvolverá atividades da SNCT em Brasília, no Parque da Cidade, com a exposição de dois projetos: o Ecolágua, um invento baseado à energia solar para melhorar a qualidade da água; e o Ecoethos da Amazônia, um jogo educativo que trabalha a questão do cuidado e da responsabilidade socioambiental com os elementos da natureza. O projeto é coordenado pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Inpa (Lapsea).

AberturaSNCTInpaFotoLucietePedrosa

Nos estados do Acre, Rondônia, Roraima e Pará, onde o Instituto mantém Núcleos de Pesquisas, o Inpa participará da SNCT como fomentadores das atividades em parceria com as Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia.

De acordo com o coordenador de Extensão, Carlos Bueno, a expectativa para a SNCT do Inpa é atingir um público estimado em 150 mil pessoas. “A proposta da SNCT é englobar atividades focadas em ciência e tecnologia por uma semana, no entanto, achamos importante incluir outras atividades, por isso a Semana no Inpa se expandiu”, disse Bueno.

Para a coordenadora da SNCT do Inpa, Denise Gutierrez, este ano o Instituto conseguiu incrementar e diversificar o número de atividades para este ano. “É do nosso interesse trazer projetos que envolvam criatividade e inovação, que envolvam demonstrações atrativas para os estudantes”, diz Gutierrez.

 Na opinião do diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, este é um momento de celebração da ciência. “O tema escolhido Luz, Ciência e Vida foi muito feliz, porque só há vida a partir da luz e a ciência só tem sentido se propiciar desenvolvimento e se estiver integrada com a sociedade”, explica o diretor.

AberturaSNCT2Foto Luciete Pedrosa

Participaram da cerimônia de abertura a secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt; da representante do secretário executivo da Secretaria de Estado de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Estevão Monteiro de Paula, no ato representado pela servidora Mara Rubia Benevides Said; o coordenador de Extensão (Coex), Carlos Roberto Bueno; além do diretor do Inpa, Luiz Renato de França.

A cerimônia de abertura também contou com a participação do grupo musical “Curumin na Lata”, do Centro Municipal de Arte e Educação Aníbal Beça da Semed; do Grupo Garis da Alegria, da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp); além dos alunos do Centro de Tempo Integral (Ceti) Sergio Pessoa, que fizeram uma apresentação de dança; e da Escola Municipal Magalhães Cordeiro que também apresentou uma peça de teatro e dança sobre a influência da língua inglesa entre os jovens de Manaus. O técnico do Inpa, Felipe França expôs 18 gravuras botânicas, sendo 13 coloridas e 5 em nanquim.

Também estiveram presentes como convidados os alunos das escolas estaduais Isaac Swerner, Dulcineia Varela Moura e Ondina de Paula Ribeiro.

   

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página