Inpa e o Instituo Soka Cepeam assinam acordo de cooperação para promover a educação ambiental e conservar a floresta
No próximo dia 21 (quarta-feira), a Cepeam realizará um ciclo de palestras voltadas para estudantes da rede pública de ensino e proferidas por diversos pesquisadores do Inpa da área de Recursos Hídricos
*Da redação da Ascom Inpa
Foto: Fernanda Farias – Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e o Instituto Soka do Centro de Projetos e estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam) assinaram na quarta-feira (7), o Termo de Cooperação Técnica para desenvolver e popularizar o conhecimento e a educação ambiental no Amazonas.
A cooperação é mais uma iniciativa da Coordenação de Tecnologia Social (COTS) para o desenvolvimento e consolidação de ações que busquem contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população amazônica. “A ideia é que a pesquisa e as atividades educativas formais e informais devem andar juntas e servir à sociedade como um todo”, destaca a coordenadora da COTS, Denise Gutierrez.
Estiveram presentes o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França e o diretor do Cepeam, Akira Sato. Entre os convidados estavam da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Cintia Okamura, e o pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Jacques Lovive.
Com base em três focos, a cooperação visa desenvolver atividades de popularização do conhecimento científico e promover a educação ambiental, produzir e distribuir mudas de plantas de espécies amazônicas sob ameaça de desaparecimento ou que, estão sob forte impacto do processo de urbanização e ainda tem como foco elaborar materiais educativos e troca de experiências pelo intercâmbio de estudantes.
De acordo com a coordenadora da COTS, a Cooperação Técnica é uma forma inteligente de fazer convergir esforços de parceiros que têm recursos limitados, especialmente em momentos de maior restrição de recursos. “Há uma grande demanda de promover a educação e a transformação social”, disse.
Ainda segundo Gutierrez, as duas instituições entendem que essas iniciativas são fundamentais para a conservação e proteção da floresta em pé e sua biodiversidade. “No futuro faremos uma série de eventos conjuntos abordando diversos temas de interesse ambiental a começar pela questão das águas, poluição e informações sobre a mudança climáticas”, afirmou.
No próximo dia 21 (quarta-feira), o Cepeam promoverá um ciclo de palestras voltadas para estudantes da rede pública de ensino e proferidas por diversos pesquisadores do Inpa da área de Recursos Hídricos.
*Com informações da COTS-INPA.
Redes Sociais