Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Incubadora do Inpa lança edital de seleção de empreendimentos de base tecnológica
Início do conteúdo da página
Notícias

Incubadora do Inpa lança edital de seleção de empreendimentos de base tecnológica

  • Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2015, 16h33
  • Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2015, 17h36

O Edital 001/2015 é destinado a empreendimentos como projetos de negócio, startups, empreendimentos criativos e empresas nascentes que visem o desenvolvimento de produtos, serviços ou modelos de negócios inovadores e escaláveis

 

Por Mirineia Nascimento – Colaboradora da Ascom Inpa

Foto: Fernanda Farias – Ascom

 

Até a próxima segunda-feira (5), pessoas físicas e jurídicas, com ideias, projetos e empresas voltados ao desenvolvimento de negócios focados na biodiversidade, dinâmica ambiental, tecnologia e inovação, sociedade e ambiente poderão se inscrever para participar da Seleção de empreendimentos, projetos para ingresso na Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI).

 

O Edital nº 001/2015 foi lançado na última quarta-feira (30) durante o I Workshop de Sensibilização de Potenciais Empreendedores. O evento contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, entre elas o vice-diretor do Inpa, Luiz Antonio de Oliveira; do coordenador de Extensão, Carlos Bueno, e da coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação, Noelia Falcão.

 

Na ocasião, Falcão avaliou como positivo o processo de evolução da Incubadora, em funcionamento desde 2009. De acordo com ela, o processo de aprendizado durante esse período foi grandioso e pode ser percebido pela divulgação do primeiro edital de seleção e a realização do primeiro workshop de sensibilização.

 

“As empresas incubadas anteriormente passavam por um processo de seleção, mas esse processo não era feito por meio de Edital. Sobre o workshop, ele foi pensado para oferecer um momento para tirar as dúvidas das pessoas de uma forma muito simples sobre o processo de incubação”, contou a coordenadora da Ceti.

WkPotenciaisEmpreendedores1FotoFernandaFarias

 

A gerente da Incubadora, Larisse Drumond, explicou que os negócios dos potenciais empreendedores devem ser nas áreas da biodiversidade, dinâmica ambiental, tecnologia e inovação, sociedade e ambiente devido à expertise que o Inpa possui, com o seu corpo de pesquisadores e doutores, competentes nesses eixos. Para ela, esse é um dos diferenciais da Incubadora do Inpa para as outras incubadoras. “Entendemos que focando nessas áreas do Inpa as chances desses empreendimentos se consolidarem no mercado serão bem maiores”, avaliou.

 

De 2012 a 2015 sete empresas passaram pela Incubadora do Inpa. Atualmente duas empresas continuam incubadas, uma na modalidade residente e outra na modalidade não residente.

 

O diretor da empresa Amazônia Socioambiental (incubada na modalidade residente), Diego Brandão, destacou como benefícios colhidos ao longo dos dois anos de incubação a possibilidade de usar o nome da instituição nas negociações, ter um custo fixo de despesas reduzido e iniciar um modelo de negócio sem dinheiro.

 

As inscrições no processo de seleção e o envio de documentação encerram no dia 5 de outubro, com divulgação do resultado das inscrições válidas previsto para a próxima quinta-feira (8). 

registrado em:
Fim do conteúdo da página