Bosque da Ciência do Inpa se prepara para realizar a 7ª edição do ano do Circuito da Ciência
No projeto, cerca de 300 estudantes da rede pública de ensino terão a oportunidade de aprender ciência de forma lúdica e interativa
Por Luciete Pedrosa - Ascom Inpa
Foto: Caroline Rocha - Ascom
Na manhã desta sexta-feira (25), o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza mais uma edição do projeto Circuito da Ciência. Esta será a 7ª edição de 2015, quando cerca de 300 estudantes da rede pública de ensino terão a oportunidade de aprender ciência, não só pelo ouvir, mas também pelo tocar, ver e brincar.
O projeto tem o objetivo de levar o conhecimento científico para as comunidades, além de ser uma ferramenta de educação ambiental. “O circuito é uma ferramenta de popularização da ciência que busca disseminar os conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos pelo Inpa”, diz o coordenador do projeto, Jorge Lobato.
As escolas estaduais convidadas para esta edição do projeto Circuito da Ciência são: Osmar Pedrosa (Cidade Nova V); Belarmino Marreiro (Cidade Nova III); Leopoldo Neves (Santa Luzia); e Inspetoria Dulcinéia Varela Moura (Novo Israel).
Durante o circuito, várias atividades socioambientais e culturais serão oferecidas aos estudantes participantes. Entre as atividades programadas estão exposição científicas sobre mamíferos aquáticos da Amazônia; Tartarugas da Amazônia; invertebrados terrestres vivos, insetos aquáticos; tecnologias sociais e inclusão social na Amazônia e o projeto Ecoethos da Amazônia do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea).
Os alunos também poderão conferir as oficinas sobre saúde bucal; prevenção a doenças tropicais como malária, dengue e leishmaniose; pirogravuras de papel reciclado; o projeto Despertando a Consciência; Com Postura (Fisioterapia/Fametro); Experimentoteca de Biologia (Uninorte) e o projeto Mais Fruta no Quintal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); e também os jogos educativos da Manaus Ambiental e do Programa Ciência na Escola (PCE).
Também poderão assistir às apresentações musicais dos Garis da Alegria da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Teatro Alquímicos da Universidade do Norte (Uninorte). Além disso, as crianças poderão andar pelas trilhas e conhecer outras atrações do Bosque e visitar a Sala de Ciência do Serviço Social do Comércio (Sesc); e a tenda do Grupo de Escoteiros.
9ª Primavera dos Museus
Na oportunidade, os visitantes do Bosque da Ciência poderão participar da programação da 9ª Primavera dos Museus que acontece no espaço público do Inpa desde a última terça-feira (22). Nesta sexta-feira (25), acontece a palestra “A situação das línguas indígenas no Amazonas”, com a pesquisadora do Inpa, a doutora em Antropologia e Linguística Ana Carla dos Santos Bruno, e uma apresentação do Grupo Indígena Wotchimaücü (palavra Tikuna que significa coletividade).
Aves de Gould – joias aladas
Também está em cartaz na sala de exposição do Paiol da Ciência, situado no Bosque da Ciência, a exposição de 50 ilustrações feitas a lápis de cor no papel reciclado do artista plástico Haroldo Ayres, numa homenagem ao naturalista e ilustrador científico John Gould (1804-1881). A exposição ficará em cartaz até a próxima quarta-feira (30).
Redes Sociais