Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Paiol da Cultura do Inpa recebe exposição “Aves de Gould – joias aladas” do artista plástico Haroldo Ayres
Início do conteúdo da página
Notícias

Paiol da Cultura do Inpa recebe exposição “Aves de Gould – joias aladas” do artista plástico Haroldo Ayres

  • Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2015, 16h11
  • Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2015, 16h11

O trabalho artístico de Ayres é focado na área médico-científico, que une a arte e a ciência para produzir trabalhos peculiares, transformando desenhos científicos em obra de arte

Da Redação da Ascom Inpa

Foto: Luciete Pedrosa - Ascom

Aves de Gould – joias aladas”. Este é o tema da nova exposição do artista plástico Haroldo Ayres, que estará em cartaz no Paiol da Cultura, situado no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A exposição tem início nesta terça-feira e segue até o dia 30 de setembro, quando estarão expostas mais de 50 ilustrações feitas a lápis de cor, no papelão reciclado.

A exposição é uma homenagem ao naturalista e ilustrador científico John Gould (1804-1881). O artista inglês fez monografias com ilustrações de beija-flores (1849-1891) e tucanos (1854). Foi convidado por Charles Darwin para retratar as espécies coletadas na ilhas Galápagos.

Nesta exposição destacam-se aves e pássaros exóticos retratados por Gould, sendo para mim o melhor ilustrador na área ornitológica”, diz Ayres.   

ExposiçãoAvesdeGould1HaroldoAyresLucietePedrosascomInpa

O artista que já expôs outras vezes no Paiol da Cultura e participa do projeto Circuito da Ciência, conta que aves e pássaros exóticos, agora, são suas novas inspirações. Segundo Ayres, o dom de desenhar, pintar e entalhar na madeira se uniu ao interesse pela pesquisa científica.

Segundo ele, o trabalho artístico que desenvolve é focado na área médico-científico e une a arte e a ciência para produzir trabalhos peculiares, transformando desenhos científicos em obra de arte. “São insetos, peixes, flores, órgãos humanos e outros desenhos de interesse científico que se transformam em obras, geralmente, pirografadas, entalhadas ou ilustradas a lápis de cor na madeira, papelão reciclado, mdf e outros materiais como couro e madeira compensada”, explica Ayres.    

O artista tem trabalhos publicados nas revistas científicas Clínica Terapêutica e Clínica Médica. Também já teve uma de suas orquídeas publicada na revista da Federação Brasileira de Orquidófilos.

Bosque da Ciência

Nesta terça-feira (22), o Bosque da Ciência estará de Portas Abertas para o público em geral, como parte da programação da Semana do Turismo, comemorada de 21 a 28 de setembro pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). No dia 27 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Turismo.

O Bosque da Ciência possui uma área de aproximadamente 13 hectares (o equivalente a 13 campos de futebol) e está localizado na rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis. É aberto para visitação de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 14 às 16:30h (entrada). Sábados, domingos e feriados funciona de 9h às 16:30h (entrada). Na segunda-feira, o espaço é fechado para manutenção.

A entrada custa R$5. Crianças até 10 anos e pessoas a partir de 60 anos não pagam. Grupos escolares, religiosos e associações têm entrada gratuita mediante solicitação antecipada via ofício ou por meio dos telefones (92) 3643-3192 / 3312 / 3293. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página