Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa capacita professores da rede pública de ensino com curso de imersão na floresta
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa capacita professores da rede pública de ensino com curso de imersão na floresta

  • Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 14h07
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2015, 14h14

Esta é a 13ª edição do curso que terá carga horária de 80 horas. É direcionado para professores do ensino fundamental e médio das redes pública e privada de ensino (capital e interior)

Da redação da Ascom Inpa

Foto: Acervo Lapsea e Fernanda Farias 

Uma semana de imersão total na floresta. Assim ficarão os professores da rede pública e privada de ensino durante o curso “A floresta amazônica e suas múltiplas dimensões”, que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoverá de 11 a 17 de outubro, na Reserva de Floresta Experimental (ZF-2), situada no Km 60 da BR-174. As inscrições estão abertas e são oferecidas 30 vagas.

Com aulas teórico-práticas, o curso busca contribuir na formação continuada dos professores, compartilhando conhecimentos científicos a partir do aprofundamento de questões ecológicas e socioambientais, tendo a floresta amazônica como eixo central.    

Todo esse processo tem o caráter pedagógico onde ciência e ensino se entrelaçam para uma melhor formação técnica dos professores sobre os ecossistemas florestais e o papel da sociedade frente à mudança climática”, explica a tecnologista do Inpa e uma das organizadoras do curso, a pedagoga Genoveva Azevedo. 

Esta é a 13ª edição do curso, que é uma iniciativa do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) e do Laboratório de Manejo Florestal (LMF) do Inpa, no âmbito do projeto INCT - Madeiras da Amazônia. Recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

São oferecidas 30 vagas para professores do ensino fundamental e médio das redes pública e particular de ensino (capital e interior). Os docentes devem estar ministrando, preferencialmente, as disciplinas de biologia, ciências, geografia, física e química. “Outras disciplinas também são bem-vindas, considerando o caráter transversal do curso”, diz Azevedo.   

Cursodeimersãona floresta1AcervoLapsea

O curso terá carga horária de 80 horas e todos receberão certificados ao final. Será ministrado por um corpo docente formado por pesquisadores de várias áreas de conhecimento, estudantes de pós-graduação, bolsistas de pesquisa e técnicos do Inpa.

Os interessados devem fazer as inscrições no Lapsea, situado no Campus I do Inpa – há duas entradas, uma pela rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis, e a outra pela Avenida Rodrigo Otávio, Coroado - , ou se preferirem podem solicitar a ficha de inscrição pelos e-mails: mines@inpa.gov.br ou genopan@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas pelos fones 3643-3145 (Maria Inês ou Adriana) ou ainda pelo 3643-3361 (Genoveva ou Dayse), no horário comercial.  

De acordo com Azevedo, alguns requisitos serão observados quanto à participação dos interessados.  Um deles é o de ser professor ou professora e estar atuando em sala de aula.  Outros critérios para participar do curso são: não possuir mestrado; ter disponibilidade para passar uma semana longe de casa, sem prejuízos para si e sua família; não estar sob cuidados médicos que o impeça de ir para a floresta; que possa multiplicar a experiência na escola; não ter participado neste mesmo curso nos anos anteriores. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página