Bosque da Ciência oferece oficinas e palestras na 9ª Primavera dos Museus
As atividades no espaço de visitação do Inpa acontecem na próxima semana, de terça a sexta-feira
Por Caroline Rocha (texto e foto) - Ascom Inpa
O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participará na próxima semana da 9ª Primavera dos Museus, que acontece de 21 a 27 de setembro, em vários locais do país. No espaço de visitação do Inpa serão promovidas oficinas e palestras para a sociedade com temas relacionados a histórias e saberes indígenas. O evento é gratuito.
As atividades oficiais do Bosque ocorrem de terça a sexta-feira (22 a 25). Na programação constam oficinas de confecção de filtros de sonhos, porta-joias, cestas e pulseiras de tucum (palmeira nativa da Amazônia), pintura de jenipapo, ponto de macramé, brincos de penas e tecelagem, além de contação de histórias do folclore regional.
Todas as oficinas e contações de histórias serão feitas pelas etnias Dessano, Tikuna, Kocama, Sateré, Tariano, Tukano e Wananos.
Na sexta-feira (25), acontece a palestra sobre a situação das línguas indígenas no Amazonas, com a pesquisadora do Inpa, Ana Carla dos Santos Bruno e uma apresentação do Grupo Indígena Wotchimaücü.
O bosque é um espaço de popularização da ciência e de educação ambiental. Possui ainda caráter disseminador da cultura indígena, por meio da Maloca, localizada dentro da Ilha da Tanimbuca, que expõe artesanatos periodicamente de várias etnias, organizadas em sete associações.
Para a Coordenadora do Bosque da Ciência, a bióloga Fernanda Reis, a Maloca funciona como lugar de socialização e repasse das artes e línguas indígenas. É comum os indígenas conversarem na língua materna. “A maloca é um lugar incentivador da manutenção da cultura indígena. E a venda de artesanatos mantém a geração de renda para indígenas que vivem na cidade, e as matérias-primas para a produção fortalecem as redes de relacionamento com os familiares que ainda vivem no interior”, afirmou Reis.
Primavera
A Primavera dos Museus é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em conjunto com instituições museológicas de todo o país, que acontece desde 2007. O evento promove diversas atividades em todo o Brasil, como seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas e exibição de filmes. Neste ano, o evento reúne mais de 800 instituições de todo o país, abrangendo 393 cidades brasileiras.
No Brasil, os mais de 200 povos indígenas formam um dos maiores patrimônios nacionais e são importantes ícones da identidade cultural do país. Com o tema “Museus e Memórias Indígenas”, o evento busca fomentar a reflexão sobre a diversidade cultural do país.
O Bosque da Ciência fica na Rua Otávio Cabral, S/nº, bairro Petrópolis. Funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 16h30 (entrada). Sábados, domingos e feriados, o espaço é aberto sem intervalo, das 9h às 16h30.
Além do bosque, outros espaços no Amazonas participam da programação da 9ª Primavera dos Museus. Em Manaus constam ainda o Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 11ª Região, o Museu da Amazônia, o Museus da Cidade – Paço da Liberdade, o Museu da Rede Amazônica e o Museu de Numismática Bernardo Ramos. No interior participam espaços culturais de dois municípios: o Museu do Homem de Maués, em Maués, e o Museu Maguta – Museu do Povo Ticuna (Benjamin Constant).
Redes Sociais