Inscrições para os prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia continuam até o dia 15 de setembro
Alguns pesquisadores do Instituto Inpa (Inpa/MCTI) já foram contemplados com o Prêmio Professor Samuel Benchimol em edições anteriores
Por Caroline Rocha/ Ascom Inpa
Foto: Grupo de Pesquisa do Inpa Cultivo de Cogumelos Comestíveis e colaboradores
As inscrições para os prêmios “Professor Samuel Benchimol” e “Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente” foram prorrogadas até a próxima terça-feira (15) e podem ser feitas através do site http://www.amazonia.ibict.br/.
Os prêmios têm como finalidade apresentar ações e soluções para aspectos econômicos, ambientais, sociais, científicos e tecnológicos que ajudem no desenvolvimento sustentável da Amazônia, e, ainda, contribuir com a execução de políticas públicas na região. Como requisito, os projetos submetidos deverão ser inéditos na região ou apresentar inovação em projeto já existente.
Alguns pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) já foram contemplados com o Prêmio Professor Samuel Benchimol em edições anteriores, como diretor substituto do Inpa, Luiz Antonio de Oliveira, na Categoria Econômico-Tecnológico, com o projeto Uso do Mesocarpo do Babaçu para a Produção de Etanol a Alfa-Amilases na Amazônia Brasileira, e a pesquisadora do Inpa, Ceci Sales-Campos, na Categoria Econômico-Tecnológico, com o projeto Cogumelos comestíveis da Amazônia como alternativa alimentar e melhoria da qualidade de vida.
Outro projeto premiado do Inpa foi o da pesquisadora Ires Paula de Andrade Miranda, na Categoria Social, com o projeto Metodologia Inovadora de Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico: Criação de Núcleo Itinerante de Apoio Educacional Informal para a modernização da agricultura familiar de comunidades rurais do Estado do Amazonas.
Categorias
Entre as categorias do Prêmio “Professor Samuel Benchimol” estão: Projetos de Natureza Ambiental, Econômico-Tecnológico e Social e Personalidade Amazônica. Este ano, o prêmio irá homenagear os 25 anos da Fundação Grupo Boticário e os 100 anos da presença Salesiana no Amazonas.
As categorias do Prêmio “Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente” são: Empresa na Amazônia, Microempreendimento de Sucesso na Amazônia; Empreendedorismo Consciente e a categoria Suporte ao Desenvolvimento Regional. Nesta última categoria, podem participar empresas incubadas e empreendedor individual.
Os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, criados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e pelo Banco da Amazônia, têm apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti-AM); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) está responsável pela plataforma tecnológica da submissão de candidaturas aos prêmios e pela divulgação do evento.
Redes Sociais