Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bosque da Ciência do Inpa é homenageado na Aleam pelos 20 anos de criação do espaço
Início do conteúdo da página
Notícias

Bosque da Ciência do Inpa é homenageado na Aleam pelos 20 anos de criação do espaço

  • Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2015, 11h44
  • Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2015, 11h58

O bosque mostra uma parte da diversidade amazônica e as possibilidades de uso sustentado. Foi criado em 1° de abril de 1995

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Foto: Caroline Rocha - Ascom Inpa

Espaço de popularização da ciência e educação ambiental que estimula o interesse dos visitantes pela preservação do meio ambiente, o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) será homenageado nesta sexta-feira (28) pelos 20 anos de fundação, em sessão especial, às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Na manhã do dia anterior, na quinta-feira (27), o Bosque recebe mais uma edição do Projeto Circuito da Ciência, voltado para estudantes de escolas públicas.

Inaugurado em 1º de abril 1995, numa área urbana de 13 hectares (o equivalente a 13 campos de futebol), o Bosque da Ciência é uma opção de lazer de caráter sociocientífico e cultural na cidade de Manaus e tem por objetivo aproximar a população do meio ambiente. O espaço possui diversos atrativos, como trilhas suspensas, Ilha da Tanimbuca (onde tem um exemplar de árvore de 600 anos), Paiol da Cultura, Casa da Ciência, Casas de Madeira, recanto dos inajás (palmeiras), tanques de peixe-boi, viveiros de ariranhas e jacarés e o Lago Amazônico (tartarugas, peixes).

BosquedaCiênciaFotoCarolineRochaAscomInpa

 

Para o coordenador de Extensão do Inpa, o pesquisador Carlos Bueno, o Bosque da Ciência é um espaço que a sociedade adotou como um ambiente que inspira bem viver, já que mostra a diversidade amazônica e as possibilidades de uso sustentado, integrando o homem com a natureza. “É um espaço onde o Inpa pode transmitir aos visitantes os conhecimentos atuais sobre a região, as preocupações com os cenários na segurança alimentar, recursos hídricos, gestão florestal, geração de energia, dinâmicas ambientais e as alternativas para o desenvolvimento regional, tendo como foco o ser humano”.  

De acordo com o deputado Luiz Castro (PPS), autor da homenagem, o Bosque da Ciência concretizou-se de um antigo sonho de abrir as portas do Inpa ao público em geral. “É um espaço de mostra permanente de ciência, tecnologia e inovação, revelando a imprescindibilidade da C,T&I como base para o desenvolvimento com sustentabilidade. A homenagem é merecida”, diz o deputado em matéria publicada no site da Aleam.

Em duas décadas de trajetória, o bosque recebeu mais de 1,6 milhão de visitantes nacionais e internacionais. Em 2014, foi reconhecido como uma das melhores áreas de visitação (entre zoológicos e aquários) do Brasil e o sétimo na lista dos 25 melhores da América do Sul, com o Prêmio Travelere's Choice do site de viagens TripAdvisor. 

O bosque também foi ganhador de outros prêmios e títulos, como o Certificado de Mérito Ambiental, durante a 5ª Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio concedido em 2011; Homenagem do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) e a Homenagem da Aleam durante a Semana do Meio Ambiente em reconhecimento à contribuição para o racional uso da biodiversidade do Amazonas, em 2011; e a Homenagem da Aleam, na Sessão Especial em referência à Semana Mundial do Meio Ambiente, em 2014.

CasadaCienciaBosqueInpaFotoCarolineRochaAscomInpa

O bosque funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30 (entrada). Sábados, domingos e feriados o público pode visitar o espaço das 9h às 16h30, sem intervalo para almoço. Na segunda-feira o bosque é fechado para manutenção. A entrada custa R$ 5, mas crianças até dez anos e idosos a partir de 60 anos não pagam. O bosque está localizado na Rua Otávio Cabral, S/N, bairro de Petrópolis, zona Sul de Manaus.

Circuito

Nesta 6ª edição de 2015 do Projeto Circuito da Ciência são esperadas cerca de 300 estudantes de quatro instituições de ensino: Escola Estadual Ana Neire Marques da Silva (Conjunto Galileia/Nova Cidade), Escola Estadual/ Ceti Áurea Braga (Santo Agostinho), Escola Estadual Francisca de Paula Jesus Isabel (Conjunto Francisca Mendes) e Centro de Educação Berenice Martins (Mauazinho). As atividades acontecem das 8h às 12h30.



registrado em:
Fim do conteúdo da página