Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador do Inpa, Carlos Bueno, é o mais novo cidadão do Amazonas
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisador do Inpa, Carlos Bueno, é o mais novo cidadão do Amazonas

  • Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2015, 18h29
  • Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2015, 18h29

O título de Cidadão do Amazonas é um dos mais importantes concedidos pela Assembleia Legislativa do estado do Amazonas

 

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Foto:  Alberto César Araújo – Aleam

 

“É uma imensa satisfação receber este título, que muita gente gostaria de ter e por merecimento eu fui recomendado por unanimidade pela Assembleia”, disse o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Carlos Roberto Bueno, ao receber na manhã desta quarta-feira (19) o título de Cidadão do Amazonas, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).   

O título de Cidadão do Amazonas é um dos mais importantes concedidos pela Aleam e foi proposto pelo deputado Luiz Castro (PPS), que na ocasião foi representado pelo deputado José Ricardo (PT). É concedido a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado e ao povo do Amazonas, em qualquer campo de atividades.

Durante o pronunciamento, o pesquisador do Inpa fez uma retrospectiva de sua atuação profissional. Atuando há quase 40 anos no Amazonas, o pesquisador e atual coordenador de Extensão do Inpa contou que a sua vida foi dedicada ao Estado e quando isso é reconhecido se vê que as pessoas estão olhando e aprovando seu trabalho. “Todo resultado de pesquisa tem que ter um fim social, ambiental e econômico. Isso tudo tem um foco que é o ser humano e isso dá o sentido de nossa vida. Esse é o prêmio da minha vida”.  

 

Cidadão do Amazonas Carlos Bueno Foto Alberto César Araújo Aleam

 

A cerimônia especial de outorga do título de Cidadão do Amazonas ao pesquisador do Inpa foi presidida pelo deputado Belarmino Lins, vice-presidente da Aleam, e contou com a presença de várias autoridades do Estado, além do diretor do Inpa, Luiz Renato de França; do comandante Militar da Amazônia, general de Exército Theophilo Gaspar de Oliveira; e do diretor presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Phelipe Daou.

O deputado Serafim Correa (PSB) ao falar em nome da plenária destacou que a proposta de Luiz Castro é uma justa homenagem a alguém que há quatro décadas dedica sua vida à Amazônia. “E, portanto, é merecedor dessa honraria”.

Para Phelipe Daou, esta é uma das homenagens mais justas da Assembleia ao conceder ao pesquisador Bueno o título de Cidadão do Amazonas. “O Bueno está na Amazônia há 40 anos e defende a região como ninguém porque sabe que a Amazônia é o patrimônio do mundo”, disse.

Já o pesquisador do Inpa, Geraldo Mendes, disse que Bueno é uma pessoa admirável pelo carisma que tem e pela dedicação à Amazônia e ao Inpa. “É uma pessoa que trabalha diuturnamente com esforço e dedicação e é merecida essa comenda conferida pela Assembleia”.

A cerimônia de entrega do título do pesquisador do Inpa também contou com a participação do grupo musical de Manacapuru Ukulelê, resultado de projeto de pesquisa realizado pelo Inpa.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página