Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa e Capes realizam treinamento regional do Portal de Periódicos
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa e Capes realizam treinamento regional do Portal de Periódicos

  • Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2015, 18h08
  • Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2015, 14h55

A capacitação regional acontece anualmente e para 2015 foram previstas a capacitação de 35 instituições

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Foto: Caroline Rocha

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizaram durante dois dias treinamento regional para uso do Portal de Periódicos da Capes. A atividade tinha como objetivo mostrar as interfaces e as ferramentas disponíveis no portal, aproximando a ferramenta das instituições.

Mais de 200 pessoas se inscreveram para o treinamento realizado no Auditório da Ciência do Inpa, nesta terça e quarta-feira. “Essa aproximação é a chance de verificarmos como os pesquisadores, alunos de pós-graduação, bibliotecários, dentre outros, utilizam essa ferramenta”, disse o analista de treinamento do Portal de Periódicos da Capes, Ricardo Quintão.

A capacitação regional acontece anualmente e para este ano foram previstas a capacitação de 35 instituições de um total de 476.  Segundo Quintão, 20 instituições foram capacitadas em todo o Brasil.

O Portal de periódicos da Capes é uma biblioteca que reúne e disponibiliza para instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. O acervo é composto de mais de 37 mil periódicos em texto completo. Possui 126 bases referenciais e 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes. O acervo também conta com livros eletrônicos, enciclopédias e obras de referência, teses e dissertações, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.  

De acordo com o servidor da Biblioteca do Inpa e um dos organizadores do evento, o bibliotecário Jorge Cativo, a região Norte possui algumas instituições que atuam como multiplicadoras e oferecem os treinamentos regionais das diversas bases de dados da Capes.

TreinamentoPortalPeriodicosCapesFotoCarolineRochaAscomInpa

Para ele, um dos motivos que levou a Capes a escolher o Inpa para sediar o treinamento regional este ano foram as diversas pesquisas vinculadas a pesquisadores e alunos do instituto a partir do uso de diversas bases de dados temáticas. “Desde 2013, por meio de ações da biblioteca, o Inpa vem promovendo alguns treinamentos de bases de dados nas áreas de botânica, ciências biológicas, ecologia e áreas afins, o que tem proporcionado aprendizagem e interesse sobre o uso dessas bases por pesquisadores, alunos e a comunidade em geral”, diz.

O bibliotecário explica, ainda, que outro motivo que levou a esta escolha é o fato do Inpa ofertar cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) que dizem respeito às bases específicas que foram trazidas para o treinamento deste ano. “Os analistas da Capes e os próprios editores da Dotlib, Elsevier, Proquest direcionaram o treinamento regional em Manaus, para que as bases apresentadas estivessem diretamente relacionadas aos cursos de pós-graduação existentes no instituto”, diz.

Para a bibliotecária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e “help desk” da região Norte do Portal de Periódicos da Capes, Leina Medeiros, é importante estar se atualizando para auxiliar usuários em suas dúvidas.  “O portal é uma ferramentariquíssima de pesquisa e, hoje, quem não souber acessá-lo poderá ficar fora do mercado e da possibilidade de desenvolver e fomentar as pesquisas científicas, porque lá estão os melhores artigos científicos e de grande fator de impacto”.

Na opinião da pesquisadora do Inpa, Raquel Sampaio, vinculada à Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS) o treinamento acerca de buscas no portal é fundamental para a pesquisa, porque a base do trabalho de publicação de artigos é a literatura. “Precisamos aprender como fazer para alcançar nossos objetivos e como trabalhar a palavra-chave”, diz a pesquisadora. “Hoje em dia não é só conseguir o trabalho, mas sim reduzir na busca o número de trabalhos que sejam relevantes, porque existem tantas produções que é humanamente impossível ler todos”.    

registrado em:
Fim do conteúdo da página