Pesquisador do Inpa receberá da Aleam o título de Cidadão do Amazonas
O paulista Carlos Bueno atua há quase 40 anos no Inpa e será homenageado pelos relevantes serviços prestados ao Estado. Atualmente o pesquisador é coordenador da Extensão do Instituto
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto: Fernanda Farias - Ascom Inpa
Atuando há quase 40 anos no Estado do Amazonas, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Carlos Roberto Bueno, será homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (Aleam) com o título de Cidadão do Amazonas. A cerimônia de entrega do título acontecerá nesta quarta-feira, às 11h, em sessão especial no plenário Ruy Araújo da Aleam. A autoria da homenagem é do deputado Luiz Castro (PPS).
Desde 1976 no Amazonas, o paulista de Serra Negra, Carlos Bueno, veio para o estado a convite do então diretor do Inpa, Warwick Kerr, para apoiar a gestão de núcleos regionais. Atualmente, é coordenador de Extensão do Inpa onde desenvolve trabalhos e pesquisas ligados à valorização da população ribeirinha e indígena, além de divulgação das ações do Instituto relacionadas às tecnologias sociais voltadas à melhoria da qualidade de vida do cidadão e à aproximação com o setor produtivo.
Carlos Bueno se dedica a projetos com o objetivo de socializar e popularizar os conhecimentos gerados pelos Inpa, principalmente, as atividades que envolvem as áreas de visitação do Inpa, como o Bosque da Ciência, que recebe em média cerca de 140 mil visitas por ano, incluindo alunos de escolas de Manaus e municípios vizinhos. Segundo Bueno, mais de 1,6 milhão de visitas foram registradas no Bosque desde sua criação em 1995.
“Esse título é a maior honraria que um cidadão possa receber em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos com muita devoção a esse Estado, o qual tem recebido de forma carinhosa a quem adotou o Amazonas para morar e viver” disse Bueno.
A contribuição científica do pesquisador, que é Dr em Biologia Vegetal, inclui 14 livros e/ou capítulos de livro, 19 artigos em revistas especializadas e 45 publicações em anais de eventos. Participa em bancas de avaliação e seleção, bem como orientação de alunos de graduação, mestrado e doutorado. Também participa de aulas em nível de pós-graduação em Universidade locais, tendo contribuído na formação de mais de 300 alunos especializados em meio ambiente e recuperação ambiental.
A trajetória profissional de Bueno também está marcada pela atuação junto à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), no período de 2003 a 2007, quando teve a oportunidade de colaborar na construção de políticas públicas com base científica, inserindo informações importantes no desenvolvimento do Estado.
O pesquisador tem como princípio o de que a pesquisa dever ser uma ação social e a aplicabilidade dos resultados dessas pesquisas deve ocorrer de modo interativo, desenvolvendo pesquisas e socializando os conhecimentos, promovendo a inclusão social.
Bueno é membro de várias sociedades científicas e faz parte dos comitês gestores de entidades como a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Comitês das Águas e Meio Ambiente (Fundação Rede Amazônica), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam) e Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Redes Sociais