Inpa reúne Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da região Norte, em Manaus (AM)
O encontro servirá para identificar os avanços e desafios na implementação da interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto: Eduardo Gomes
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em conjunto com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e Universidade Nilton Lins reunirá, nesta sexta-feira (14), a partir das 9h, em Manaus (AM), representantes das Instituições de Ensino Superior (IES), no Encontro de Pró-Reitores da Região Norte.
Com o tema “Internalização da interdisciplinaridade e integração regional: teorias e práticas”, o encontro acontecerá no Auditório do Bosque da Ciência do Inpa e servirá para identificar os avanços e desafios na implementação da interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão com base nas experiências institucionais.
Durante o encontro, os pró-reitores irão propor estratégias e mecanismos para a institucionalização e consolidação da interdiscipliaridade nas Universidades da região Norte.
Este encontro é importante para discutir as estratégias voltadas à manutenção do desenvolvimento da pesquisa, inovação e pós-graduação no âmbito regional e nacional”, diz a coordenadora da Regional Norte do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop Norte) e coordenadora de Capacitação do Inpa, Beatriz Ronchi Teles.
A coordenadora explica que no ano passado foi realizado um seminário, em Belém, para saber como estava a interdisciplinaridade nas IES, seguindo orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “E, agora, cada pró-reitor vai comentar a internalização da interdisciplinaridade nas suas instituições e discutiremos os resultados”, diz.
Ao final do encontro, será elaborado um documento denominado “Carta de Manaus”, onde serão relatados os avanços obtidos em cada IES e as perspectivas da contribuição da interdisciplinaridade na construção do conhecimento, na formação acadêmica de novos perfis profissionais e na inserção social da Universidade.
Este documento será levado ao Encontro Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop), que acontecerá de 18 a 20 de novembro, em Goiânia, onde serão discutidos os resultados e encaminhamentos das reuniões de todas as Regionais.
O Foprop foi criado em 1985 e congrega 221 Instituições de Ensino Supeiror (IES) de todos os segmentos (públicas federais, estaduais e municipais; comunitárias e privadas) de todas as regiões do Brasil.
Redes Sociais