Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Circuito da Ciência comemora o 61º aniversário do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Circuito da Ciência comemora o 61º aniversário do Inpa

  • Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2015, 18h01
  • Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2015, 18h11

Os alunos participaram de oficinas de tecnologias e inclusão social e de exposições de animais terrestres e aquáticos

 

Texto e foto: Caroline Rocha - Ascom Inpa

 

A 5ª edição do projeto Circuito da Ciência comemorou na manhã desta sexta-feira (31), o 61º aniversário de instalação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/Mcti). O evento reuniu cerca de 300 estudantes de escolas públicas de Manaus que conheceram mais sobre a ciência, a Amazônia e, ainda, as maneiras de preservar o meio ambiente e prevenir a proliferação de mosquitos como, malária (Anopheles darlingi) e dengue (Aedes aegypti).

 

De acordo com o coordenador de Extensão (Coex) do Inpa, o pesquisador Carlos Roberto Bueno, a comemoração é o resultado do conjunto de contribuições que o Inpa tem desenvolvido para a região e para ciência. “O Circuito proporciona participação ativa dos alunos e aumenta o interesse pelo conhecimento, e isso reflete no futuro e no dia a dia, pois o aluno fica tão entusiasmado com tudo o que vê aqui, e acaba levando isso para a casa e para a escola”, disse Bueno.

 

Durante o evento, aconteceram exposições de mamíferos e insetos aquáticos, tartarugas da Amazônia, invertebrados, malária e dengue. E ainda, oficinas de tecnologias e inclusão social, saúde bucal, energias renováveis, compostura, pirogravuras em papel reciclado, jogos ambientais, sala da ciência e exposição de produtos reaproveitáveis e também, a participação do grupo de escoteiros.

Para o professor da Escola Estadual Luiz Vaz de Camões, Francisco Alcemir, as atividades ofertadas encantam e enriquecem o conhecimento dos alunos. “É um leque de benefícios para os alunos e uma oportunidade até mesmo conhecer os animais que eles viram apenas na TV”, destacou o professor.

 

As escolas que participaram desta edição foram: Luiz Vaz de Camões (Japiim I), Olga Falcone (Bairro da Paz), Profª Hilda Tribuzzy (Cidade Nova) e Arlindo Vieira dos Santos (Colônia Terra Nova).

 

Combate a dengue

 

Circuitodaciencia5FotoCarolineRocha 

 

No estande de “Dengue e Malária”, o técnico de laboratório do Inpa, Ulisses Carvalho Barbosa, adverte quanto aos riscos da proliferação do mosquito da dengue em lagoas e igarapés de Manaus e ensina para os estudantes como prevenir a propagação e os cuidados necessários com a saúde.

“A dengue é uma doença que muito se fala hoje em dia, e o controle da doença se tornou muito popular. Mesmo assim, a educação ambiental foi feita tardiamente e por isso o número de casos ainda é grande”, afirmou Barbosa.

 

 

Sobre o Projeto

 

Com mais de 60 mil participantes, entre crianças, jovens e adultos, o Circuito da Ciência completou 16 anos, em 2015. O objetivo do projeto é promover o conhecimento científico, a socialização o homem com a natureza e a sensibilização ambiental, através de apresentações de oficinas educativas, exposições científicas em estandes e do contato direto com a fauna e a flora, proporcionando o aprendizado e entretenimento.

 

 

O Circuito da Ciência é realizado pelo Inpa, por meio da Coordenação de Extensão (Coex) e patrocinado pela Petrobrás e Moto Honda da Amazônia. Com apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Laboratório de Psicologia de Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), da Assossiação dos Servidores do Inpa (Assinpa), do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fametro, Universidade Nilton Lins, Uninorte, Coca-Cola e Brothers.

registrado em:
Fim do conteúdo da página