Circuito da Ciência comemora aniversário de 61 anos do Inpa
A cada edição, o projeto recebe cerca de 300 alunos de escolas públicas de Manaus. O evento acontece das 8h às 12h, no Bosque da Ciência
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Com o objetivo de popularizar o conhecimento científico, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza, na manhã desta sexta-feira (31), a 5ª edição do projeto Circuito da Ciência, que comemorará o aniversário de 61 anos de instalação do Inpa. A cada edição, o projeto recebe cerca de 300 alunos de escolas públicas de Manaus. O evento acontece de 8h às 12h, no Bosque da Ciência, com entrada pela Rua Otávio Cabral, S/Nº, bairro de Petropolis.
De acordo com o coordenador do projeto, Jorge Lobato, a proposta do Circuito da Ciência é aproximar os estudantes da prática científica desenvolvida pelos projetos no Inpa, socializando o conhecimento e despertando o interesse vocacional para a atuação na carreira científica.
Nesta edição, os participantes serão os alunos das escolas públicas Profª Hilda Tribuzzy (Cidade Nova), Arlindo Vieira dos Santos (Colônia Terra Nova), Luiz Vaz de Camões (Japiim I) e Olga Falcone (Bairro da Paz).
“O Inpa está empenhado em ampliar sua produção de conhecimento científico e tecnológico sobre e para a região amazônica. E é fundamental divulgar esse conhecimento científico para a população”, diz o coordenador do Circuito da Ciência.
Em 2015, o Circuito da Ciência completou 16 anos de existência com mais de 60 mil participantes entre crianças, jovens e adultos, tendo como principal objetivo promover o conhecimento, a sensibilização ambiental e a divulgação da informação científica, por meio de apresentações de oficinas educativas, exposições científicas em estandes e do contato com a fauna e a flora, proporcionando o aprendizado e entretenimento baseados no ambientes amazônico.
Dentre as atividades desenvolvidas no projeto estão as exposições de mamíferos aquáticos, malária e dengue, leishmaniose, invertebrados terrestres vivos, insetos aquáticos, tartarugas da Amazônia.
Os alunos também terão a oportunidade de conhecer os resultados de pesquisas nas áreas de tecnologias sociais e de inclusão social na Amazônia, além de participarem de jogos interativos de educação ambiental, como o projeto Ecoethos da Amazônia, desenvolvido pelo Laboratório de Psicologia Social e de Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa.
Além disso, instituições parceiras também contribuirão com o projeto Circuito da Ciência, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que realizarão ações de Saúde Bucal. Alunos da Fametro falarão sobre energias renováveis e postura corporal com o projeto Compostura. O Serviço Social do Comércio (Sesc) também estará presente no evento com a Sala de Ciências.
Pirogravuras em papel reciclado e um Grupo de Escoteiros, além de uma exposição de produtos reaproveitáveis farão parte da programação do projeto Circuito da Ciência. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a Manaus Ambiental, o projeto Despertando a Consciência, o Programa Ciências na Escola (PCE) e os Garis da Alegria também participarão do evento.
O projeto Circuito da Ciência é uma realização do Inpa, por meio da Coordenação de Extensão (Coex), com o patrocínio da Moto Honda da Amazônia e apoio do governo do Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Associação dos Servidores do Inpa (assimpa), Coca-Cola e Brother's.
Redes Sociais