Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bolsista do Pibic apresenta resultado de trabalho para produção de enzimas de interesse farmacêutico e alimentício
Início do conteúdo da página
Notícias

Bolsista do Pibic apresenta resultado de trabalho para produção de enzimas de interesse farmacêutico e alimentício

  • Publicado: Quinta, 23 de Julho de 2015, 11h17
  • Última atualização em Quinta, 23 de Julho de 2015, 11h17

O IV Congresso de Iniciação Científica (Conic) será realizado até esta sexta-feira (24), quando os 13 melhores trabalhos de 2013/2014 serão agraciadas com a Menção Honrosa durante o encerramento do Congresso, no Auditório do Bosque da Ciência

Por Luciete Pedrosa (texto e foto) – Ascom Inpa

Aquele fungo preto (o Aspergillus niger) que cresce em cima do pão mofado nas condições corretas produz uma enzima denominada glicose oxidase, que possui um grande interesse comercial para a indústria farmacêutica e alimentícia. Este foi um dos trabalhos apresentados no IV Congresso de Iniciação Científica (Conic) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (inpa/MCTI), que acontece até esta sexta-feira (24), no Auditório do Bosque da Ciências.

A busca de microrganismos presentes no solo e que são produtores das enzimas glicose oxidase foi o trabalho apresentado pela bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Elusiane da Silva Santos, estudante de Biologia do Centro Universitário do Norte (Uninorte). “Estas enzimas são importantes na produção de kits para o teste rápido da diabetes, assim como para a indústria alimentícia na prolongação dos enlatados nas prateleiras”.

As pesquisas foram realizadas com amostras de solo coletadas na Reserva Adolpho Ducke. O trabalho selecionou os sete melhores fungos que produzem a glicose oxidase. Dentre eles, uma linhagem de Aspegillus niger foi a que mais se destacou na produção dessa enzima.

 

tecnologistaJoãoBragaSouzaFotoLuciete

 

O tecnologista João Vicente Braga de Souza, do Laboratório de Micologia do Inpa, e orientador do trabalho de pesquisa da bolsista, explica que os kits para a diagnose da diabetes são feitos no Brasil e outros no exterior, mas basicamente são utilizadas enzimas importadas.

Se este estudo der certo poderemos produzir essas enzimas na região e gerar uma economia regional com empresas locais produzindo um material com alto valor agregado, como essas enzimas, e assim comercializar para as indústrias nacionais. Assim, serão produzidos kits para diabéticos mais baratos”, diz Braga, acrescentando que no Brasil existe o problema de não produzir produtos de ponta. “E temos esse potencial para produzi-los. O ideal seria criar pequenas empresas dentro do Inpa para comercializar essas enzimas”, conta. 

Outro trabalho apresentado no IV Conic foi a pesquisa “Ecoethos da Ética: o entendimento juvenil sobre a ética no cuidado ao meio ambiente”, pela bolsista do Pibic, Themis Eliza Santiago Cordeiro, aluna de Psicologia da Faculdade Martha Falcão, orientada pela pesquisadora Maria Inês Higuchi.

De acordo com Cordeiro, o trabalho apresentado foi um subprojeto do Ecoethos da Amazônia, uma plataforma educacional que trata de problemáticas ambientais e do comportamento humano, desenvolvido no Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa.

O objetivo do trabalho foi verificar como os jovens de posicionam diante dos problemas ambientais onde o cuidado e a responsabilidade são pressupostos formadores das decisões de agir na relação com os recursos ambientais e sociais.

IVCONIC2015FotoLucietePedrosaAscomInpa

Formação de futuros pesquisadores

Na opinião da pesquisadora Raquel Sampaio, do Laboratório de Etnoepidemiologia (Letep) do Inpa e uma das orientadoras de bolsistas, o Pibic é uma das iniciativas mais importantes que se tem no Brasil para a formação de futuros pesquisadores. “O Pibic aumenta a qualidade dos graduados e é fundamental para garantir uma qualidade científica no nosso País”.  

Os trabalhos dos bolsistas foram desenvolvidos por meio do Programa de Iniciação Científica do Inpa com apoio do Pibic do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), juntamente com o Programa de Apoio à Iniciação Cientifica (paic) fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Ao todo, 189 trabalhos serão apresentados até sexta-feira (24). No encerramento (24 de julho), os 13 melhores trabalhos apresentados pelos bolsistas e orientadores do Pibic/Paic 2013/2014 serão agraciadas com a Menção Honrosa durante o encerramento do Congresso.

   

registrado em:
Fim do conteúdo da página