Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 67ª Reunião Anual da SBPC encerra com qualidade e participação ativa dos institutos de C&T do Brasil
Início do conteúdo da página
Notícias

67ª Reunião Anual da SBPC encerra com qualidade e participação ativa dos institutos de C&T do Brasil

  • Publicado: Sábado, 18 de Julho de 2015, 16h51
  • Última atualização em Sábado, 18 de Julho de 2015, 17h11
 
Aberto ao público geral, o evento termina neste sábado (18), em comemoração ao Dia da Família na Ciência nas tendas da ExpoT&C e da SBPC Jovem

 

Da redação Ascom/ Inpa

Foto: Caroline Rocha/ Ascom Inpa

 

Encerra neste sábado (18), em comemoração ao Dia da Família na Ciência a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que reuniu mais de 7.000 participantes na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo. Com o tema “Luz, Ciência e Ação”, a SBPC apresentou diversas tecnologias para o uso consciente de energias renováveis.

 

 

A sessão de encerramento aconteceu ontem (17), no Teatro Florestan Fernandes, da Ufscar, às 18h30. A presidente da SBPC, Helena Nader, destacou a qualidade da plateia de estudantes e pesquisadores presentes, além da participação ativa dos institutos de pesquisa. Durante os seis dias, foram realizadas 186 atividades, 74 mesas redondas, 60 conferências, 52 minicursos, 14 sessões plenárias, 11 simpósios, 6 assembleias e 4 encontros. 

 

Na solenidade, também foram divulgadas as próximas cidades que sediarão o evento. As 68ª e 69ª reuniões anuais estão marcadas para a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (BA), em 2016 e para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, em 2017.

 

Inpa na SBPC

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participou com apresentações de algumas de suas pesquisas, projetos e tecnologias, e ainda, teve grande participação na ExpoT&C, e SBPC Inovação.

 

O Inpa trouxe este ano para o estande na ExpoT&C o purificador de água movido à energia solar, o Água Box, e o Secador Solar de Madeiras, ambos inventados pelo pesquisador Roland Vetter. Estavam disponíveis também para o conhecimento do público produtos produzidos com peixes amazônicos a partir de tecnologias de alimentos, amostras de frutos, madeiras e insetos da Amazônia.

 

Como participantes da programação científica, os pesquisadores do instituto palestraram sobre diferentes temas como efeitos das mudanças climáticas na biota aquática, água e os serviços ambientais, enzimas lactato e apresentação do programa ProAmazônia. E ainda sobre ferramentas de divulgação do Inpa, Tecnologias Sociais, Show das Águas e Bosque da Ciência.

 

O público ainda teve a oportunidade de degustar quatro tipos de sucos de frutos amazônicos - camu-camu, araçá-boi, cubiu e taperebá – além de obter informações sobre a importância, potencialidades de uso e produção em escala do fruto.

 

A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

registrado em:
Fim do conteúdo da página