Ferramentas de divulgação científica do Inpa são expostas para o público na SBPC
Dentre as ferramentas estão a Editora INPA, o portal institucional, as redes sociais, revista e o jornal
Texto e Foto: Josiane Santos - Colaborada Ascom/Inpa
São Carlos (SP)
Tendo como missão gerar e disseminar conhecimentos e tecnologia e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia, o Instituto nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) utiliza ferramentas de comunicação que contribuem para a socialização da ciência.
Essas ferramentas, utilizadas pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e pela Editora Inpa, foram apresentadas na tarde desta quinta-feira (16) ao público durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até sábado (18) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A gerente administrativa da editora, Shirley Cavalcante, apresentou o funcionamento da editora, citando algumas publicações que foram resultados de projetos e pesquisas realizadas pelo Instituto.
Em funcionamento desde 1971 e regulamentada pelo regimento interno do instituto a partir de 2005, a Editora Inpa desde sua criação publicou 197 obras (entre livros, cartilhas, coleções e multimídia).
De acordo Shirley Cavalcante, a procura pelas publicações da editora tem sido cada vez maior, principalmente da região sudeste, por meio do site da editora. “O público que nos procura em geral são estudantes, professores e pesquisadores. Destacamos a procura por publicações voltadas para o público infantil que tem aumentado consideravelmente nos últimos anos”, destacou.
Comunicação
Outra forma de divulgar os estudos que o Inpa tem feito, tanto na área de pesquisa quanto participação e/ou promoção de eventos, é por meio de sua Assessoria de Comunicação (Ascom). A Ascom tem como principal canal de divulgação o portal do Inpa. Nele também estão disponíveis informações sobre os cursos de pós-graduação, projetos, programas, entre outras.
Além do portal, o Inpa também está presente nas redes sociais – Twitter (@ascom_inpa) e Facebook (inpa.mcti) -, um canal no Youtube (Ascom_Inpa), a revista Ciência para Todos e o jornal Divulga Ciência. A assessora de comunicação do Inpa, Fernanda Farias, explicou como a Ascom tem usado essas ferramentas para aproximação da ciência com o público.
"A divulgação científica é de suma importância para a sociedade, pois é por meio dela que a população consegue conhecer de fato as pesquisas científicas que são desenvolvidas nos institutos e universidades. E é por meio da ciência e da pesquisa que a qualidade de vida da sociedade é melhorada, porque a pesquisa se aplica em todas as áreas, desde a educação ao esporte", comentou.
Fernanda Farias também destacou a parceria que o Instituto tem com outras instituições de ciência como Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Jornal da Ciência, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e os veículos de comunicação regional e nacional que procuram a instituto para elaborarem reportagens sobre as pesquisas.
Visando essa aproximação entre cientistas e jornalistas, a Ascom promove desde 2011, o Encontro ConsCiência. A finalidade do encontro é reunir jornalistas, estudantes de jornalismo e pesquisadores para debater de maneira informal e lúdica o jornalismo científico e os desafios da divulgação científica na região.
Redes Sociais