Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > SBPC - Filtro de água movido a energia solar para desinfecção é destaque no estande do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

SBPC - Filtro de água movido a energia solar para desinfecção é destaque no estande do Inpa

  • Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2015, 15h08
  • Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2015, 16h18

O protótipo do Água Box está exposto no estande do Inpa, que trouxe o tema “Água e Luz: purificador de água via energia solar” na ExpoT&C, na Universidade de São Carlos (Ufscar), São Paulo

 

Texto e foto: Fernanda Farias - Ascom Inpa

*São Carlos

 

Em referência ao Ano Internacional da luz, proposto pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), trouxe o tema “Luz, Ciência e Ação”, e nesta temática o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) levou ao estande como projeto principal o "Água Box", um filtro de água que utiliza a energia solar.

 

O Água Box, que foi desenvolvido pelo pesquisador do Inpa, Roland Vetter, é um filtro solar que consegue transformar águas poluídas em água potável por meio dos raios solares. “Este filtro tem o objetivo de melhora a qualidade de vida das populações que carecem de saneamento básico, como as áreas remotas da região amazônica”, explicou o coordenador de Extensão Carlos Bueno, acrescentando que o filtro já foi instalado em algumas comunidades indígenas do Amazonas.

 

 

AguaBoxFotoFernandaFarias

 

Neste mês de julho a ONG reVIVA instalará em Nampula (Moçambique), no continente africano, dois sistemas de purificação em comunidades onde a propensão de morte por  meio da ingestão de água contaminante é enorme. Ainda neste semestre, o Inpa pretende implantar este mesmo equipamento em uma aldeia Yanomami, em Santa Isabel do Rio Negro-AM.

 

Segundo Bueno, o protótipo do Água Box, que é utilizado nas comunidades, pesa 13 kg já com a placa solar e com a bateria, e é capaz de purificar 400 litros por hora, ou seja, cinco mil litros de água limpa por dia para toda a comunidade. “Podemos agregar a essa tecnologia a de bombeamento de água, que pode ser solar também, levando a água do igarapé para uma caixa d’água; e o de filtragem de água, utilizando carvão”.

 

Sobre a SBPC

 

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

 

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas - cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.

 

Confira aqui a programação científica: http://goo.gl/L0Lcrx

registrado em:
Fim do conteúdo da página