Abertura da Reunião Anual da SBPC é marcada pelo anúncio das novas regulamentações do Fundo Social do Pré-Sal
Outra conquista destacada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, são as novas obras de infraestrutura na área de ciência e inovação nas universidades brasileiras
Por Caroline Rocha/Ascom Inpa
Foto: Fernanda Farias
*São Carlos (SP)
A abertura da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi marcada pela proposta de aumento da porcentagem do Fundo Social do Pré-Sal brasileiro destinado à ciência e tecnologia do país. O maior evento científico da América Latina conta com várias atividades do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e segue até sábado (18), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos (SP).
A solenidade de abertura aconteceu no domingo à noite, no Centro de Eventos Bazuah, em São Carlos. Estiveram presentes os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, da Educação, Renato Janine Ribeiro, além de autoridades da SBPC, pesquisadores e diretores do Inpa, da UFSCar e autoridades locais, estaduais e federais.
Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, o desafio dos países sempre foi pela autonomia política, econômica e tecnológica. “O desafio também é combinar as regras políticas impostas à ciência nos tempos de hoje”, informou Rebelo.
Conforme o ministro, a presidente Dilma Rousseff assegurou a regulamentação dos 50% restantes do Fundo Social do Pré-Sal para alavancar a ciência e tecnologia no país. “Estamos preparando agora a justificativa oficial para entregar a presidente, e assim sancionar a regulamentação que vai beneficiar a pesquisa no Brasil”, afirmou.
O Fundo Social do Pré Sal foi criado há cinco anos, conforme a Lei 12.351/2010, que pretende integrar fontes de recursos para o desenvolvimento social nas áreas de ciência, educação, saúde e cultura.
Outra conquista destacada pelo ministro no setor tecnológico são as novas obras de infraestrutura na área de ciência e inovação nas universidades brasileiras. As obras serão captadas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Luz, Ciência e Ação”
Como alusão ao ano de 2015, denominado o Ano Internacional da Luz, proposto pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o tema desta edição da SBPC é “Luz, Ciência e Ação”. No evento, várias atividades referentes ao uso, tecnologias e estudo da luz serão promovidas para mostrar a importância da luz para a ciência e para o bem estar da sociedade.
De acordo com a presidente da SBPC, Helena Nader, a produção científica brasileira cresceu em número e qualidade. “Mas as irregularidades de recursos e a descontinuidade de políticas públicas poderá levar a estagnação desse crescimento”, adverte Nader.
Na solenidade de abertura, foram homenageados professores renomados da UFSCar que contribuíram para a evolução da ciência e tecnologia no Brasil. Todo ano uma universidade federal é escolhida para sediar o evento. Esta é a primeira vez que a UFSCar recebe a Reunião Anual.
Ao todo serão oferecidas mais de 240 atividades. Dentre elas estão a programação da ExpoT&C, a SBPC Inovação, Cultural, Jovem e Indígena. Além de mesas-redondas, minicursos, palestras e paineis.
Redes Sociais